1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroHospital Barreiro-Montijo renova reconhecimento pela Breast Centres Network

Hospital Barreiro-Montijo renova reconhecimento pela Breast Centres Network

Serviço de Senologia é o nono do país a conseguir esta identificação da rede internacional

 

- PUB -

A Unidade de Senologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) acaba de ser novamente reconhecida como Centro de de Referência pela Breast Centres Network, sendo a nona do país a obter a identificação de primeira rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e tratamento do cancro da mama, no âmbito do projecto da European School of Oncology, que visa promover e melhorar estes cuidados na Europa e no mundo.

Segundo Lurdes Ramalho, responsável desta unidade naquele estabelecimento de saúde, este reconhecimento significa que “a nossa Unidade trabalha de acordo com os mais altos padrões de qualidade […], sempre apoiada numa metodologia multidisciplinar exemplar”, destaca. “Pretendemos manter a alta taxa de acessibilidade, rapidez no atendimento e orientação de todos os casos que sejam remetidos pata a Unidade de Senologia”, adianta a responsável.

O serviço em causa efectua o diagnóstico e tratamento cirúrgico de toda a patologia mamária, em ambos os sexos, com enfoque especial para o cancro da mama e, ainda dedicados ao ensino e à investigação, desenvolvendo a sua actividade nas áreas da consulta externa, internamento, Hospital de Dia e Cirurgia.

- PUB -

De acordo com o centro hospitalar, os doentes da consulta externa de patologia mamária são orientados pelos Cuidados de Saúde Primários, consultórios particulares e outras instituições, assim como os pedidos internos solicitados pelo CHMB.

Já o Hospital de Dia de Senologia funciona diariamente e “garante continuidade de cuidados pré e pós-operatórios, assim como o ensino especializado de doentes”, prestando cuidados a nível do internamento.

“A Unidade de Senologia realiza cirurgia convencional e ainda cirurgia de ambulatório, esta última em intervenções cirúrgicas que não necessitam de internamento hospitalar”, programa que diz ter recolhido “muito êxito” junto de utentes e familiares.

- PUB -

A unidade em causa gere todo o circuito do doente oncológico nesta especialidade e organiza a Consulta de Decisão Terapêutica, assim como reuniões multidisciplinares em Senologia, realizadas semanalmente.

De acordo com a mesma unidade de saúde, nos últimos dois anos e no período dominado pela pandemia covid-19, a unidade de Senologia “manteve o seu rumo”, confiando nos seus profissionais e sem perder o foco, mesmo na adversidade, do número de doentes recebidos, de consultas e sessões de Hospital de Dia, a par do “número de doentes operados”, acrescente a responsável.

227 doentes operados ao longo do ano passado

Ao longo do ano passado, a Unidade de Senologia realizou um total de 3 643 consultas e mais de duas mil sessões de Hospital de Dia, com um total de 227 doentes operados, tendo trabalhado em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e recebido os doentes do rastreio efectuado nos municípios abrangidos pelo CHBM.

De acordo com Lurdes Ramalho, a Unidade de Senologia e Investigação constitui a missão de “desenvolvimento científico e tecnológico na área da cirurgia mamária e a formação pré e pós-graduada, por forma a oferecer os melhores cuidados segundo o estado da arte”.

A responsável acrescenta que, actualmente, encontram-se “a ser pensados e delineados novos projectos de investigação a realizar no futuro, e uma provável parceria com outras instituições, à semelhança do protocolo de investigação em cancro da mama que foi elaborado com a Nova Medical School por um período de dois anos”, entre 2018 e 2020, parceria que se revelou “uma aprendizagem valiosa para projectos futuros”, disse.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -