28 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMunicípio lança rede de balcões de apoio social nas juntas de freguesia

Município lança rede de balcões de apoio social nas juntas de freguesia

Serviço entrou em funcionamento esta semana, em vários pontos do território barreirense

 

- PUB -

Os munícipes barreirenses passaram a contar, desde a última segunda-feira, com uma Rede de Balcões Informativos e de Encaminhamento Social, em particular, destinados às pessoas mais idosas e que se encontrem em situação de desvantagem social. O novo serviço, descentralizado pelas diversas freguesias, assegura a prestação de um atendimento técnico personalizado e de proximidade com os residentes de cada localidade.

De acordo com a Câmara do Barreiro, nestes locais, são prestadas informações relativas a serviços, apoios e recursos sociais existentes, podendo cada um ser encaminhado para as diversas estruturas da comunidade, sejam Creches, Centros de Actividades de Tempo Livre, Centros de Actividades Ocupacionais ou Centros de Dia. Aqueles que procurem estes balcões podem ainda ser direcionados para Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Convívio e, entre outros, para o Serviço de Apoio Domiciliário.

A população pode também obter informações sobre serviços, programas e recursos de apoio social, conhecer as várias actividades de natureza social e cultural, recreativas e promotoras de estilos de vida saudáveis, contando com o apoio necessário no preenchimento de formulários ou na obtenção de esclarecimentos de direitos e deveres.

- PUB -

Desenvolvidos através de uma parceria do município com as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, em conjunto com um grupo de associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social desta área do território, os referidos balcões funcionam com atendimento presencial, em diversos pontos e horários, mediante marcação prévia pelo/a munícipe e por ordem de chegada. Para proceder à marcação, os interessados deverão inscrever-se, presencialmente ou através de contacto telefónico, nas Juntas da sua área de residência.

A criação desta rede de balcões insere-se no âmbito de uma das acções do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho do Barreiro e do Projecto “Idade+Barreiro”, aprovado no âmbito da Candidatura Lisboa-06-4538-FSE-000024, estando prevista a criação e sua dinamização, através de protocolos a celebrar no âmbito da Rede Social.

 

- PUB -

Promoção da inclusão na comunidade local

Segundo a Câmara Municipal, o processo visa “a melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, que, desta forma, contam com um conjunto integrado de meios para acesso à informação e resolução de questões”, promovendo em simultâneo “a inclusão na sociedade”. Além da autarquia e das Juntas de Freguesia, os Balcões contam com a colaboração de entidades como o Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, Associação Vem Vencer, RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social e Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

Envolvidas estão também instituições como a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, através do projecto COMsigo – CLDS4G, bem como o Centro Social e Paroquial de Santo André, o Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira e o Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, ambos situados no concelho vizinho da Moita, e o CATICA – Centro Comunitário de Coina.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -