2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro distinguido pela ERSAR com selo de qualidade exemplar de água para...

Barreiro distinguido pela ERSAR com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano com segurança

Município barreirense realizou perto de cinco mil determinações analíticas à água

 

- PUB -

O município do Barreiro foi distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano – 2020”, relativo à actividade de controlo da qualidade deste recurso em 2019, tendo o prémio sido entregue pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR), no decorrer da 16.ª Expo da Água, realizada no passado dia 15, num evento organizado pela revista Água & Ambiente.

Os “Prémios dos serviços de águas e resíduos” às entidades gestoras que mais se destacam nesta área, premiaram a autarquia barreirense em resultado da gestão efectuada no sistema de abastecimento do município, desde a origem até à torneira do consumir que, a nível local, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como o recurso a tecnologias de tratamento adequadas, face à qualidade da água captada e à sua propriedade para consumo da população.

A autarquia procede igualmente à aplicação de práticas de manutenção preventiva e correctiva, à monotorização em contínuo de parâmetros da qualidade da água, em locais considerados estratégicos do sistema de abastecimento neste território e à realização de obras, estudos e projectos “visando sempre a prestação de um serviço público de qualidade”.

- PUB -

Em 2019, acrescenta a câmara, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos em decreto-lei publicado em Dezembro de 2017, foi de 99,85%. Por este motivo, garante que “pode afirmar-se que a qualidade da água para consumo público [foi considerada] excelente”, sendo uma “água segura” e de “qualidade exemplar”.

Durante o mesmo ano, informa a autarquia, terão sido realizadas perto de cinco mil determinações analíticas, entre parâmetros microbiológicos, químicos e indicadores, em amostras colhidas em toda a extensão do sistema de abastecimento público daquele município.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -