26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro distinguido pela ERSAR com selo de qualidade exemplar de água para...

Barreiro distinguido pela ERSAR com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano com segurança

Município barreirense realizou perto de cinco mil determinações analíticas à água

 

- PUB -

O município do Barreiro foi distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano – 2020”, relativo à actividade de controlo da qualidade deste recurso em 2019, tendo o prémio sido entregue pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR), no decorrer da 16.ª Expo da Água, realizada no passado dia 15, num evento organizado pela revista Água & Ambiente.

Os “Prémios dos serviços de águas e resíduos” às entidades gestoras que mais se destacam nesta área, premiaram a autarquia barreirense em resultado da gestão efectuada no sistema de abastecimento do município, desde a origem até à torneira do consumir que, a nível local, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como o recurso a tecnologias de tratamento adequadas, face à qualidade da água captada e à sua propriedade para consumo da população.

A autarquia procede igualmente à aplicação de práticas de manutenção preventiva e correctiva, à monotorização em contínuo de parâmetros da qualidade da água, em locais considerados estratégicos do sistema de abastecimento neste território e à realização de obras, estudos e projectos “visando sempre a prestação de um serviço público de qualidade”.

- PUB -

Em 2019, acrescenta a câmara, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos em decreto-lei publicado em Dezembro de 2017, foi de 99,85%. Por este motivo, garante que “pode afirmar-se que a qualidade da água para consumo público [foi considerada] excelente”, sendo uma “água segura” e de “qualidade exemplar”.

Durante o mesmo ano, informa a autarquia, terão sido realizadas perto de cinco mil determinações analíticas, entre parâmetros microbiológicos, químicos e indicadores, em amostras colhidas em toda a extensão do sistema de abastecimento público daquele município.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -