29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara sensibiliza alunos do 1.º ciclo para boa gestão da água

Câmara sensibiliza alunos do 1.º ciclo para boa gestão da água

Iniciativa teve lugar na Escola Básica Professora Manuela Fonseca e vai percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo

 

- PUB -

Para sensibilizar as crianças do concelho para a poupança da água, a Câmara do Barreiro, através da divisão de Águas e Saneamento, deu início esta segunda-feira a uma acção de sensibilização na Escola Básica Professora Manuela Fonseca, intitulada “A Água da Torneira é à Maneira”. De acordo com a autarquia barreirense, a iniciativa vai agora percorrer todas as escolas básicas de 1.º ciclo do concelho, com a apresentação de uma “aula” por estabelecimento de ensino (para 3º e 4º anos).

Na ocasião, o vereador Carlos Guerreiro, responsável por esta área naquele município, salientou a importância desta acção, uma vez que “o tema da boa gestão dos recursos hídricos encontra-se no âmbito do actual tema da sustentabilidade ambiental, que marca a agenda da política nacional e internacional”.

O autarca frisou que este tema tem de estar no centro das boas políticas públicas que pautam a gestão de médio/longo prazo do território. No decorrer da iniciativa, Carlos Guerreiro lançou um desafio aos alunos, no sentido “que possam transmitir aos seus pais esta importante mensagem relativa à poupança da água”.

- PUB -

A turma do 4.º B recebeu a primeira “aula”, conduzida pelo chefe da divisão, Rui Teixeira, que começou por referir a boa qualidade da água potável consumida no Barreiro.

O responsável demonstrou o ciclo urbano da água, desde a sua captação, passando pelo seu tratamento, até à sua devolução ao meio hídrico. Através da frase “Poupar hoje para ter amanhã”, Rui Teixeira sensibilizou a turma para a poupança deste recurso natural e para o consumo da água de abastecimento pela rede pública.

No final da iniciativa, foi pedido aos alunos para fazerem em casa, junto das suas famílias, o seguinte exercício: observar como cada um utiliza a água, identificar os desperdícios, calcular os desperdícios mensais e, por último, dar sugestões de poupança.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -