29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara sensibiliza alunos do 1.º ciclo para boa gestão da água

Câmara sensibiliza alunos do 1.º ciclo para boa gestão da água

Iniciativa teve lugar na Escola Básica Professora Manuela Fonseca e vai percorrer os restantes estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo

 

- PUB -

Para sensibilizar as crianças do concelho para a poupança da água, a Câmara do Barreiro, através da divisão de Águas e Saneamento, deu início esta segunda-feira a uma acção de sensibilização na Escola Básica Professora Manuela Fonseca, intitulada “A Água da Torneira é à Maneira”. De acordo com a autarquia barreirense, a iniciativa vai agora percorrer todas as escolas básicas de 1.º ciclo do concelho, com a apresentação de uma “aula” por estabelecimento de ensino (para 3º e 4º anos).

Na ocasião, o vereador Carlos Guerreiro, responsável por esta área naquele município, salientou a importância desta acção, uma vez que “o tema da boa gestão dos recursos hídricos encontra-se no âmbito do actual tema da sustentabilidade ambiental, que marca a agenda da política nacional e internacional”.

O autarca frisou que este tema tem de estar no centro das boas políticas públicas que pautam a gestão de médio/longo prazo do território. No decorrer da iniciativa, Carlos Guerreiro lançou um desafio aos alunos, no sentido “que possam transmitir aos seus pais esta importante mensagem relativa à poupança da água”.

- PUB -

A turma do 4.º B recebeu a primeira “aula”, conduzida pelo chefe da divisão, Rui Teixeira, que começou por referir a boa qualidade da água potável consumida no Barreiro.

O responsável demonstrou o ciclo urbano da água, desde a sua captação, passando pelo seu tratamento, até à sua devolução ao meio hídrico. Através da frase “Poupar hoje para ter amanhã”, Rui Teixeira sensibilizou a turma para a poupança deste recurso natural e para o consumo da água de abastecimento pela rede pública.

No final da iniciativa, foi pedido aos alunos para fazerem em casa, junto das suas famílias, o seguinte exercício: observar como cada um utiliza a água, identificar os desperdícios, calcular os desperdícios mensais e, por último, dar sugestões de poupança.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -