5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroExercício ‘A Terra Treme’ sensibiliza população para cuidados a ter em caso...

Exercício ‘A Terra Treme’ sensibiliza população para cuidados a ter em caso de sismo

Iniciativa inclui escolas do município e faz parte da Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva

 

- PUB -

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) promove na manhã desta sexta-feira, pelas 11h05, a 9.ª edição do exercício público ‘A Terra Treme’, que volta a mobilizar a população do território para os cuidados a ter em caso de sismo.

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Barreiro associa-se a esta iniciativa, prevista na Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva, que acontece no âmbito de sensibilização para o risco sísmico, com exercícios em escolas do município.

A acção tem por objectivo “capacitar a população, em particular crianças e jovens, para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco”, desafiando-o “a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

- PUB -

A autarquia local recorda que, o exercício em causa, compreende “a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar” perante esta ocorrência.

A acção vai desenrolar-se durante um minuto, durante o qual os participantes, individual ou colectivamente – famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas –, executam os seguintes gestos de auto-protecção: Baixar, Proteger e Aguardar.

O município barreirense lembra que “todos podem e devem participar”, seja individualmente ou em grupo e em qualquer local onde se encontrem. Para mais informações poderá consultar o endereço www.aterratreme.pt.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -