1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroExercício ‘A Terra Treme’ sensibiliza população para cuidados a ter em caso...

Exercício ‘A Terra Treme’ sensibiliza população para cuidados a ter em caso de sismo

Iniciativa inclui escolas do município e faz parte da Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva

 

- PUB -

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) promove na manhã desta sexta-feira, pelas 11h05, a 9.ª edição do exercício público ‘A Terra Treme’, que volta a mobilizar a população do território para os cuidados a ter em caso de sismo.

À semelhança dos anos anteriores, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Barreiro associa-se a esta iniciativa, prevista na Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva, que acontece no âmbito de sensibilização para o risco sísmico, com exercícios em escolas do município.

A acção tem por objectivo “capacitar a população, em particular crianças e jovens, para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco”, desafiando-o “a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

- PUB -

A autarquia local recorda que, o exercício em causa, compreende “a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar” perante esta ocorrência.

A acção vai desenrolar-se durante um minuto, durante o qual os participantes, individual ou colectivamente – famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas –, executam os seguintes gestos de auto-protecção: Baixar, Proteger e Aguardar.

O município barreirense lembra que “todos podem e devem participar”, seja individualmente ou em grupo e em qualquer local onde se encontrem. Para mais informações poderá consultar o endereço www.aterratreme.pt.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -