2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroIntegração e acesso a oportunidades com tendência crescente no Barreiro

Integração e acesso a oportunidades com tendência crescente no Barreiro

Câmara Municipal promove reunião de reflexão com entidades no auditório da biblioteca

 

- PUB -

O município do Barreiro tem registado “uma tendência, cada vez mais crescente”, para uma “maior integração” e “acesso a oportunidades”.

A conclusão foi apontada pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, que na última sexta-feira, data em que a edilidade assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, participou no debate “Da Estratégia Nacional aos Planos Municipais para a Igualdade – Potencialidades e Desafios colocados aos Municípios”.

O encontro, que teve lugar no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal, contou ainda com a presença da vereadora Sara Ferreira responsável pela área da Intervenção Social.

- PUB -

A reunião permitiu uma reflexão técnica com representantes de diversas entidades, tais como a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com a participação de Isabel Rosinha, Casa do Brasil de Lisboa (Cynthia de Paula), a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (Marta Ramos), além da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), ali representada por Sara Neto.

Mostrando-se sensível à “importância da igualdade para todos”, o autarca barreirense salientou o facto de “vermos que a comunidade estrangeira está a optar por residir no Barreiro”, tendo acrescentado, relativamente à igualdade de género, que “não devemos fechar os olhos a esta questão”.

E referiu-se à vereadora da tutela como “uma defensora acérrima nesta matéria”. Frederico Rosa sublinhou ainda que, quem tem uma vida dedicada a estas questões “sabe que o sucesso não está ao virar da esquina, mas há pequenos sucessos que podemos alcançar todos dias, porque estes traduzem-se também na diferença que fazemos na vida”.

- PUB -

Este ano, as comemorações coincidiram com o passado domingo, todavia, o município decidiu promover a iniciativa no dia 22, possibilitando a “reflexão e partilha de como transpor para a realidade social local, as orientações de dimensão global”, no âmbito da igualdade para “diferentes áreas e públicos destinatários vulneráveis”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -