23 Outubro 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Barreiro Baía do Tejo promove visitas guiadas no âmbito das Jornadas Europeias do...

Baía do Tejo promove visitas guiadas no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Iniciativa pretende reafirmar estratégia de valorização do património e de aposta nas indústrias criativas e do conhecimento

 

- PUB -

O parque empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro, promove a partir deste domingo visitas guiadas ao património industrial deste complexo, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que incluem vários pontos de interesse naquela zona do território.

De acordo com a organização, a iniciativa pretende reafirmar “a estratégia de valorização do património e de aposta nas indústrias criativas e do conhecimento”, como factor de diferenciação de um espaço que conta actualmente com mais de 200 empresas instaladas. Em destaque, adianta aquele parque, estará “parte do património industrial que provém do período CUF [Companhia União Fabril] e que fez parte do antigo complexo químico […], que se afirmou como o maior da península ibérica e o quarto maior de toda a Europa”, no decorrer do século XX.

O grupo de participantes por cada visita guiada está limitado a 25 pessoas

- PUB -

“0 que marca o património industrial da Baía do Tejo no Barreiro é a sua diversidade”, realça a entidade, sendo o conjunto de imóveis classificado recentemente pela DGCP – Direcção-Geral do Património Cultural, a “prova da sua singularidade e importância na história da indústria do nosso país”. Para a empresa, conhecer parte deste património possibilitará aos visitantes “observar as transformações operadas no território ao longo do tempo, permitindo testemunhar a sua identidade e o impacto que teve na comunidade, onde se juntam agora o passado e o presente”, sublinha.

As visitas acontecem pelas 10h30, estando o ponto de encontro marcado para o Museu Industrial da Baía do Tejo, na Rua 44 daquele parque empresarial, onde se reunirão “todos os que queiram conhecer um património único e saber um pouco mais do complexo industrial que marcou a história da indústria do nosso país”. Do programa da visita fazem parte o Mausoléu de Alfredo da Silva, o mural do artista de arte urbana VHILS, o Bairro Operário de Sta. Bárbara e o Museu Industrial.

Os contactos para inscrições nas visitas podem ser efectuados pelo 212 067 709 e através do 937 681 240. Em alternativa, os interessados podem ainda utilizar o endereço electrónico [email protected] Os grupos de visitantes estão limitados à participação de 25 pessoas.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Fica em prisão preventiva por esfaquear rival à porta de bar

Clientes travaram agressor e socorreram vítima
- PUB -