22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Câmara convida munícipes a celebrarem data com circuitos pela ‘melhor vista’ para...

Câmara convida munícipes a celebrarem data com circuitos pela ‘melhor vista’ para a capital

População foi convidada a conhecer espaços de interesse histórico, patrimonial e arte urbana no Dia Mundial do Turismo

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro assinalou esta segunda-feira o Dia Mundial do Turismo, com um convite lançado junto de todos os barreirenses, para celebrarem a data “com a melhor vista para a capital”, através da realização de circuitos pela zona ribeirinha do concelho. A autarquia sugeriu à população local que saísse de casa para “juntar o útil ao agradável, promovendo caminhadas e passeios ao ar livre”.

Numa altura em que se comemoram os 500 anos do município, a edilidade pretendeu deste modo e numa dupla vertente, explorar as áreas de lazer e desporto e, ao mesmo tempo, os locais de interesse histórico, patrimonial e de arte urbana existentes pelo território. O convite incluiu cinco circuitos turísticos, feitos a pensar na população, integrando itinerários médios e fáceis, onde todos os participantes puderam “usufruir de uma vasta frente ribeirinha” que, segundo o município, oferece a “a melhor vista” para Lisboa.

Com uma distância de três quilómetros e duração aproximada de uma hora, o Circuito de Arte Urbana inicia-se na Rua da Recosta (Verderena), junto à sede da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO), onde pode observar-se uma intervenção dos artistas Gonçalo Mar e Odheit, prosseguindo pelo Grupo Desportivo dos Ferroviários, espaço que acolhe uma homenagem a Crooner Vieira, ícone da edição de 2017 do Festival Barreiro Rocks, com o trabalho “Another”, realizado por Rodolfo Santos.

- PUB -

O roteiro dá ainda a conhecer obras de Kikko – Art in Town 2018 –, Guilherme Ferreira, que imortalizou Cristiano “Má Raça”, símbolo do Barreiro Antigo, além de António Rocha e Pedro Pinhal, que executaram um mural dedicado à embarcação de pesca muleta – já desaparecida –, e que brevemente regressará ao Tejo, após uma “encomenda para a sua construção” por parte daquela Câmara Municipal.

Município convidou população a conhecer percursos de Arte Urbana espalhada pelo território

Outro ponto alto deste percurso inclui uma fachada lateral do restaurante Casa Transmontana, na Avenida Bento Gonçalves, onde, em Setembro de 2015, o artista Violant (João Maurício) criou o trabalho “Butterfly Effect”, para além da imagem do fotógrafo Augusto Cabrita criada por Sérgio Odeith. Em pleno coração da antiga Companhia União Fabril, destaca-se ainda o mural de VHILS (Alexandre Farto), considerado o maior do artista e onde o mesmo aborda a vida industrial do município.

- PUB -

Este passeio prossegue pela artéria de ligação entre o Largo Alexandre Herculano e a Praça da Amizade, onde em 2017 e no âmbito do Dia B, Beatriz Coelho e Filipa Nogueira executaram o trabalho “Da Serra para a Cidade”, inspirado na flora da Serra da Arrábida. Ao longo do percurso podem ainda ser observadas representações dos moinhos de vento de Alburrica, assim como um mural da autoria de Ivo Santos (Smile1art), que leva os visitantes até ao 1.º de Maio de 1974, através de uma imagem captada pelo fotógrafo barreirense Augusto Cabrita.

No âmbito da terceira edição do Art in Town de 2018, o percurso interpreta uma foto do industrial Alfredo da Silva, da autoria de Gonçalo Mar e, numa lateral de um edifício de habitação da Rua Miguel Bombarda é ainda possível conhecer a obra “Amo estar só (odeio a solidão)”, do artista Mário Belém (2019), que demonstra que “à medida que vamos crescendo, abandonamos os sonhos de criança, anulando uma parte fundamental da nossa humanidade: a capacidade de sonhar”.

Além da primeira proposta, a sugestão da autarquia remeteu os visitantes para o Circuito de Arte Urbana das freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, numa distância de 4,5 km’s, percorrida numa duração de cerca de duas horas. No posto de turismo, situado no Terminal Rodo-Ferro-Fluvial, os participantes podem também saber mais informações sobre o percurso “Barreiro perto de si”.

“Gurus das caminhadas” e circuito Moageiro

Em tempos de pandemia, o novo circuito “Gurus das Caminhadas” oferece agora a oportunidade a todos de ficarem a conhecer alguns caminhos “onde a […] alegria pode ser restaurada”. Tratam-se de três novos roteiros “cheios de energia”, fáceis e médios, destinados a “amantes de uma vida cheia de saúde”, que prometem transformar o olhar sobre o Barreiro em “algo idílico e mágico”. A este propósito, a Câmara lançou o desafio a cada visitante no sentido de convidar os seus amigos a fazer um dos três percursos disponíveis e registar o momento com uma fotografia em #WalkGurusBarreiro.

Por último e em toda a frente ribeirinha, o município voltou a convidar a população a conhecer o Circuito Moageiro, com ou sem guia, e com partida do Centro Interpretativo desta actividade, localizado no Moinho de Maré Pequeno.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -