22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Câmara sinalizou mais de 20 colónias de gatos errantes até final de...

Câmara sinalizou mais de 20 colónias de gatos errantes até final de Junho

Programa CED esterilizou cerca de 60 felídeos durante primeiro semestre deste ano

 

- PUB -

O Programa “Captura, Esterilização, Devolução” (CED) do município do Barreiro, já sinalizou mais de 20 colónias de gatos “nos primeiros seis meses de 2021”, informou a autarquia local, tendo sido “esterilizados [neste período] cerca de 60 felídeos”. Após o programa ter sido iniciado no território, a Câmara começou a estabelecer contactos “com clínicas e médicos veterinários para que estes [pudessem] fazer parte do projecto”, que tem por objectivo principal o controlo dos animais.

Actualmente, segundo a edilidade, a autarquia “pode autorizar a manutenção, em locais especialmente designados para o efeito” das referidas colónias, após a sinalização das mesmas pelos munícipes que colaborarem no processo, sendo a “sua viabilidade e prioridade” analisadas posteriormente pelo Médico Veterinário Municipal.

Neste âmbito, os animais “são recolhidos, esterilizados, identificados electronicamente e devolvidos ao local da colónia”, adianta o município. Estas, por sua vez, têm de contar com a participação de “cuidadores voluntários”, devidamente identificados e que alimentem os animais “com ração seca e água”, garantindo deste modo a limpeza do espaço e comunicando, sempre que necessário, a informação junto da autarquia. A população pode participar no projecto sinalizando estes casos e remetendo seguidamente a informação para o email do responsável ([email protected]), ou efectuar um contacto telefónico (212 068 625), deixando informações sobre a identificação e contacto dos cuidadores da colónia, coordenadas GPS ou morada da respectiva colónia e, se possível, enviar uma fotografia do local.

- PUB -

Recorde-se que em Agosto de 2016, o conselho directivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), deliberou como tarefa dos organismos da administração central do Estado, em colaboração com as autarquias locais, o movimento associativo e as organizações não-governamentais “a promoção de campanhas de esterilização de animais errantes, como forma privilegiada de controlo da sua população, com o objectivo de assegurar a eliminação do recurso ao abate para o efeito”.

Autarquia pode agora autorizar manutenção de colónias de gatos em espaços designados para o efeito

As campanhas de apoio destinam-se à esterilização de gatos e cães de companhia. De acordo com os termos do artigo 3.º da referida lei, todos os animais “que sejam recolhidos pelos Centros de Recolha Oficial [CRO] e que não sejam reclamados, no prazo de 15 dias a contar da data da sua recolha, devem ser esterilizados e, posteriormente, encaminhados para adopção”.

- PUB -

Neste âmbito, o Programa Nacional para os Animais de Companhia veio “reconhecer a importância das associações zoófilas no controlo da população de animais errantes, nomeadamente através das parcerias estabelecidas com os municípios, e do acolhimento de animais cujos detentores se veem impossibilitados de [os] manter”.

Na última Assembleia Municipal, realizada no passado dia 7, Sara Ferreira, vereadora responsável por esta área na câmara, informou que foram entregues no início do presente mandato, “tanto à PSP como à GNR, um leitor de microchip a cada força policial” para que pudessem identificar e controlar a origem dos animais. A autarca destacou que o CED Barreiro “nunca foi um programa […] envolto em secretismos” e realçou que o trabalho realizado nesta matéria começou “nas colónias que já se encontravam sinalizadas”. Na mesma altura, Sara Ferreira lembrou ainda que os abrigos para estes animais “estão em construção” e serão futuramente instalados nestes espaços.

 

Campanha de esterilização em curso termina em Setembro

Neste contexto e de acordo com a mesma deliberação do ICNF, importa “apoiar estas organizações, enquanto parceiras na estratégia de promoção do bem-estar animal e controlo de animais errantes”.

A este propósito, acrescente-se que a lei do Orçamento de Estado para 2021, veio estabelecer igualmente “a transferência para as associações zoófilas legalmente constituídas” de um montante de 100 mil euros para a esterilização de animais.

Neste momento, a campanha de apoio à esterilização, aprovada através de um aviso do ICNF, está a decorrer desde o início de Janeiro e termina no próximo dia 30, podendo prolongar-se pelo mês de Outubro.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -