25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPrograma financia obras no montante de 53 mil euros em clubes do...

Programa financia obras no montante de 53 mil euros em clubes do Barreiro

Barreirense e Grupo dos Ferroviários são duas das entidades beneficiadas

 

- PUB -

O Futebol Clube Barreirense e o Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro são duas das seis colectividades da região de Setúbal, que vão beneficiar do Programa de Reabilitação de Instalações desportivas (PRID – 2021+), ambas com o financiamento global de 53 mil euros para obras nos seus equipamentos, em resultado do Fundo de Apoio para a Recuperação da Actividade Física e Desportiva.

O resultado das candidaturas a este programa foi validado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e divulgado este sábado pelo Governo, com os projectos viabilizados a contemplarem a melhoria das instalações, assim como a substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/fibras de amianto e renovação de pavimentos.

A candidatura apresentada pelo Futebol Clube Barreirense, no valor de 24 mil euros, prevê a “reabilitação do pavimento desportivo e obras de beneficiação” do pavilhão do clube. Por seu turno, o Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro pode contar com a validação da candidatura relacionada com a remoção de amianto, para substituição de revestimento de cobertura entre naves do seu pavilhão e reabilitação das instalações de apoio, no montante de 29 mil euros.

- PUB -
A intervenção no Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro está orçada em 29 mil euros

Refira-se que este reforço do programa decorre da aprovação, em Conselho de Ministros, daquele fundo de apoio, dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos. Neste âmbito, o total do apoio dos programas PRID e PRID+ para o corrente ano, a nível nacional, ronda os cinco milhões de euros, num valor total de obra de cerca de 13 milhões.

De acordo com o Governo, desde 2017, “já foram apoiados [no total] perto de 600 clubes”, num apoio global do IPDJ de 12 milhões, representando “um investimento global de mais de 32 milhões de euros”.

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas é uma iniciativa direccionada a clubes e associações desportivas de Portugal continental, que tem por objectivo “promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista melhorar as condições de prática desportiva”.

- PUB -

Projectos beneficiados na região de Setúbal

Além dos clubes barreirenses, na região de Setúbal, foram também beneficiados os projectos do Quintajense Futebol Clube, para construção de uma pista de atletismo em tartan com quatro corredores e de uma pista de tartan de acesso à caixa de saltos em comprimento naquele complexo desportivo (30 mil euros), assim como o projecto da Associação Danstep, para reabilitação das instalações de apoio da sala de treino, pelo valor de 10 mil euros.

Já o Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro será brindado com uma verba de 25 mil euros, destinada à melhoria da eficiência energética, remoção de amianto e requalificação das instalações de apoio a este equipamento desportivo. Tanto o Belcamp Tennis Club como o Clube de Judo do Montijo viram também aprovadas as obras de reabilitação do seu pavimento orçadas, respectivamente, em oito mil euros e 3.500 euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -