24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNovos contentores de resíduos chegam à Avenida do Bocage no Alto do...

Novos contentores de resíduos chegam à Avenida do Bocage no Alto do Seixalinho

Substituição iniciada esta semana. Câmara pretende expandir projecto pelo concelho

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro deu início esta segunda-feira à substituição faseada de contentores de resíduos na Avenida do Bocage, na freguesia do Alto do Seixalinho, numa zona de “intervenção prioritária” daquele território onde já está a avançar no terreno o projecto-piloto lançado pelo município, sendo expectável que, face aos resultados obtidos, possa vir a expandir-se de futuro a todo o concelho.

O anúncio foi feito pelo vereador Rui Braga, responsável pela Divisão de Resíduos e Higiene Urbana, na última reunião pública do executivo, liderado pelo presidente Frederico Rosa.

Numa primeira fase, equipamentos vão manter-se selados

Numa primeira fase, a autarquia informa que está a proceder-se à “substituição da actual tipologia de contentores (verdes) para a deposição de resíduos indiferenciados” por novos equipamentos deste tipo, com maior capacidade (2,500 litros por oposição aos actuais 1,100 litros).

- PUB -

“Com maior capacidade para resíduos e dotados de pedal, os novos equipamentos visam permitir uma melhor redistribuição dos contentores, pelo que se prevê uma diminuição do número existente”, afirma a edilidade.

Já o pedal, acrescenta a autarquia, permite “uma utilização sem contacto com o equipamento”, refere aquela câmara, em comunicado.

Rui Braga informou na reunião que os contentores ficarão selados inicialmente, até ao momento da retirada daquele local dos verdes e que, nas próximas duas semanas, está previsto que coexistam as duas tipologias.

- PUB -

A respectiva recolha dos resíduos indiferenciados, essa, decorrerá até à próxima sexta-feira.

“A recolha tem subjacente a implementação de um sistema inovador no concelho, que consiste num processo de recolha bilateral, através de viaturas mais sustentáveis, que ao recolher de ambos os lados, permite a redução de alguns percursos, o que aumenta a eficiência do serviço e diminui a interferência com o tráfego”, realça a autarquia, que explica que a nova tipologia de contentores permitirá também “uma gestão mais eficiente do serviço de recolha, com maior poupança de recursos”.

Neste âmbito, a Câmara Municipal alerta que “é de extrema importância a colaboração de todos, devendo ser respeitadas as indicações de deposição” e que se reduza, sempre que possível, a “produção de resíduos, faça a separação e utilize os ecopontos dos resíduos selectivos”.

Acrescenta ainda que o agendamento da recolha de monos ou resíduos verdes pode ser efectuado via contacto telefónico (212 068 068), sendo a mesma “gratuita”, destaca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -