19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroForum Barreiro recebe mostra itinerante até início de Agosto

Forum Barreiro recebe mostra itinerante até início de Agosto

Exposição sensibiliza para guerra contra “monstros” invasores das redes de esgotos

 

- PUB -

A partir de amanhã e até início de Agosto, o Forum Barreiro vai receber a exposição itinerante “Seja um SUPERAMIGO. Lixo no esgoto, NÃO!”, que integra a campanha com o mesmo nome e que chega ao concelho, em resultado de uma parceria entre a autarquia barreirense – responsável pelo sistema municipal de águas residuais –, e a SIMARSUL, entidade que assegura o sistema de transporte “em alta”, assim como o tratamento de águas residuais da região da península de Setúbal.

A mostra relata a história dos trabalhadores dos sistemas de saneamento – “nossos heróis” –, que combatem os “monstros” feitos no lixo e gorduras que, pessoas e indústrias, colocam “indevidamente nos órgãos das redes de esgotos”.

A iniciativa enquadra-se na campanha que está a decorrer com o mesmo nome, que alerta que “a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento […] juntam-se e provocam entupimentos das infra-estruturas, em especial das estações elevatórias, e de tratamento de águas residuais, provocando o seu mau funcionamento”.

- PUB -

A colocação de toalhitas, fio dental e cabelos, cotonetes, pensos higiénicos, tampões e preservativos, assim como pensos rápidos, ligaduras, beatas, pastilhas elásticas e pequenos plásticos, onde se inserem os medicamentos, óleos alimentares usados e até restos de comida, são alguns dos exemplos que levam à “deterioração” das redes de saneamento, que obrigam ao “trabalho árduo e complexo de limpeza efectuado pelos trabalhadores do município e da SIMARSUL”, para garantir que estas infra-estruturas possam continuar a funcionar adequadamente.

Além disso, a campanha pretende ainda sensibilizar para que o processo de tratamento seja mais “eficaz, evitando que esses resíduos sejam lançados para o rio”.

 

- PUB -

Acabar com o lixo nos canos de esgoto

A exposição demonstra que, se não for deitado lixo nos canos de esgoto de todos “já estamos a contribuir para um melhor ambiente e mais sustentável”, pelo que, “só depende de nós próprios”.

À parte das questões técnica e ambiental, há ainda que assinalar a questão económica. “Todos podemos contribuir para que as infra-estruturas funcionem adequadamente, evitando, portanto, custos extraordinários de limpeza e manutenção de redes e órgãos com entupimentos e deteriorados”, realça a organização da mostra.

“O trabalho dos nossos heróis não chega, e não é justo depositar sobre eles a tarefa que cabe a cada um de nós”, acrescenta, recordando que “sejamos então – os SUPERAMIGOS” – não deitando lixo no esgoto e não fazendo da sanita um caixote do lixo”. A actividade do saneamento, concluiu a SIMARSUL, é “indispensável para a saúde pública e para o ambiente na pensínsula de Setúbal”, na região e no mundo.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -