4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Forum Barreiro recebe mostra itinerante até início de Agosto

Forum Barreiro recebe mostra itinerante até início de Agosto

Exposição sensibiliza para guerra contra “monstros” invasores das redes de esgotos

 

- PUB -

A partir de amanhã e até início de Agosto, o Forum Barreiro vai receber a exposição itinerante “Seja um SUPERAMIGO. Lixo no esgoto, NÃO!”, que integra a campanha com o mesmo nome e que chega ao concelho, em resultado de uma parceria entre a autarquia barreirense – responsável pelo sistema municipal de águas residuais –, e a SIMARSUL, entidade que assegura o sistema de transporte “em alta”, assim como o tratamento de águas residuais da região da península de Setúbal.

A mostra relata a história dos trabalhadores dos sistemas de saneamento – “nossos heróis” –, que combatem os “monstros” feitos no lixo e gorduras que, pessoas e indústrias, colocam “indevidamente nos órgãos das redes de esgotos”.

A iniciativa enquadra-se na campanha que está a decorrer com o mesmo nome, que alerta que “a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento […] juntam-se e provocam entupimentos das infra-estruturas, em especial das estações elevatórias, e de tratamento de águas residuais, provocando o seu mau funcionamento”.

- PUB -

A colocação de toalhitas, fio dental e cabelos, cotonetes, pensos higiénicos, tampões e preservativos, assim como pensos rápidos, ligaduras, beatas, pastilhas elásticas e pequenos plásticos, onde se inserem os medicamentos, óleos alimentares usados e até restos de comida, são alguns dos exemplos que levam à “deterioração” das redes de saneamento, que obrigam ao “trabalho árduo e complexo de limpeza efectuado pelos trabalhadores do município e da SIMARSUL”, para garantir que estas infra-estruturas possam continuar a funcionar adequadamente.

Além disso, a campanha pretende ainda sensibilizar para que o processo de tratamento seja mais “eficaz, evitando que esses resíduos sejam lançados para o rio”.

 

- PUB -

Acabar com o lixo nos canos de esgoto

A exposição demonstra que, se não for deitado lixo nos canos de esgoto de todos “já estamos a contribuir para um melhor ambiente e mais sustentável”, pelo que, “só depende de nós próprios”.

À parte das questões técnica e ambiental, há ainda que assinalar a questão económica. “Todos podemos contribuir para que as infra-estruturas funcionem adequadamente, evitando, portanto, custos extraordinários de limpeza e manutenção de redes e órgãos com entupimentos e deteriorados”, realça a organização da mostra.

“O trabalho dos nossos heróis não chega, e não é justo depositar sobre eles a tarefa que cabe a cada um de nós”, acrescenta, recordando que “sejamos então – os SUPERAMIGOS” – não deitando lixo no esgoto e não fazendo da sanita um caixote do lixo”. A actividade do saneamento, concluiu a SIMARSUL, é “indispensável para a saúde pública e para o ambiente na pensínsula de Setúbal”, na região e no mundo.

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -