20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroAuditório Manuel Cabanas recebe apresentação de biografia sobre vida e obra de...

Auditório Manuel Cabanas recebe apresentação de biografia sobre vida e obra de José Cardoso Pires

Livro foi escrito por Bruno Vieira Amaral e caracteriza percurso do falecido autor

 

- PUB -

O Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, recebe no próximo sábado, pelas 18h00, a apresentação do livro de Bruno Vieira Amaral “Integrado Marginal – Biografia de José Cardoso Pires”, autor falecido em Outubro de 1998.

A obra debruça-se sobre “o custo humano da exactidão” de um escritor “noctívago, boémio, brigão” e receoso de que a sua imagem pública lhe “ensombrasse os méritos literários”.

Integrado Marginal é uma biografia sobre José Cardoso Pires

De acordo com a sinopse da obra, o crítico do marialvismo foi sempre “bem relacionado” e obcecado com a própria independência.

- PUB -

José Cardoso Pires foi considerado um dos maiores escritores portugueses da segunda metade do século XX. No entanto, “datado e sem a mesma projecção internacional de um Lobo Antunes ou de um Saramago”.

O autor da biografia sublinha aspectos como o facto de o escritor ter vivido “um casamento duradouro”, com um espírito marcadamente “insubmisso” e com a convicção e crença no seu próprio trabalho, apesar dos momentos de “dúvida e angústia”.

Neste livro, vive um homem cuja personalidade “foi formada no antagonismo” de um espírito que, amarrado a diversos ódios, nunca “desistiu de Portugal e de ser escritor”.

- PUB -

“Da influência inicial da literatura anglo-saxónica, passando pela necessidade de encontrar uma ‘sintaxe citadina’, ou pela importância de incorporar a experiência na criação literária sem cair no sentimentalismo ou no confessionalismo, até ao salazarismo enquanto quadro de mentalidades”, a obra de Cardoso Pires desenvolve-se, esta biografia dá a conhecer, “o processo de construção” deste escritor.

Pela mão de Bruno Vieira Amaral, o leitor conhece “a exigência obsessiva e quase doentia, a lentidão no processo de escrita e publicação e como isso entrava em contradição com a aspiração ao profissionalismo e com a insistência na dignificação do ofício de escritor que toda a vida José Cardoso Pires, o integrado marginal, defendeu”.

Autor foi galardoado com vários prémios

Nascido em 1978, Bruno Vieira Amaral, colaborador de publicações e da Rádio Observador, viu o seu primeiro romance surgir através da editora Quetzal, em 2013, com a edição de “As Primeiras Coisas”.

Dois anos depois, foi distinguido com o Prémio PEN do Clube Narrativa, com o Prémio Literário Fernando Namora, Prémio Time Out e Prémio Literário José Saramago.

Nomeado uma das “Dez Novas Vozes da Europa”, em 2016, pela plataforma Literature Across Frontiers, o seu segundo romance “Hoje Estarás Comigo no Paraíso” é lançado em 2017 e recebe o galardão Tabua Rasa 2016-2017 na categoria Ficção, seguindo-se, em 2018, o segundo lugar do Prémio Oceanos.

Na mesma altura, foram ainda reunidos os seus melhores textos dispersos no volume “Manobras de Guerrilha” e, no ano passado, surge o livro “Uma Ida ao Motel”, recentemente galardoado com o Grande Prémio de Conto da APE. “Integrado Marginal” é a primeira biografia lançada por Bruno Vieira Amaral e a lotação na iniciativa está limitada a 40 participantes.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -