1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Barreiro Auditório Manuel Cabanas recebe apresentação de biografia sobre vida e obra de...

Auditório Manuel Cabanas recebe apresentação de biografia sobre vida e obra de José Cardoso Pires

Livro foi escrito por Bruno Vieira Amaral e caracteriza percurso do falecido autor

 

- PUB -

O Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro, recebe no próximo sábado, pelas 18h00, a apresentação do livro de Bruno Vieira Amaral “Integrado Marginal – Biografia de José Cardoso Pires”, autor falecido em Outubro de 1998.

A obra debruça-se sobre “o custo humano da exactidão” de um escritor “noctívago, boémio, brigão” e receoso de que a sua imagem pública lhe “ensombrasse os méritos literários”.

Integrado Marginal é uma biografia sobre José Cardoso Pires

- PUB -

De acordo com a sinopse da obra, o crítico do marialvismo foi sempre “bem relacionado” e obcecado com a própria independência.

José Cardoso Pires foi considerado um dos maiores escritores portugueses da segunda metade do século XX. No entanto, “datado e sem a mesma projecção internacional de um Lobo Antunes ou de um Saramago”.

O autor da biografia sublinha aspectos como o facto de o escritor ter vivido “um casamento duradouro”, com um espírito marcadamente “insubmisso” e com a convicção e crença no seu próprio trabalho, apesar dos momentos de “dúvida e angústia”.

- PUB -

Neste livro, vive um homem cuja personalidade “foi formada no antagonismo” de um espírito que, amarrado a diversos ódios, nunca “desistiu de Portugal e de ser escritor”.

“Da influência inicial da literatura anglo-saxónica, passando pela necessidade de encontrar uma ‘sintaxe citadina’, ou pela importância de incorporar a experiência na criação literária sem cair no sentimentalismo ou no confessionalismo, até ao salazarismo enquanto quadro de mentalidades”, a obra de Cardoso Pires desenvolve-se, esta biografia dá a conhecer, “o processo de construção” deste escritor.

Pela mão de Bruno Vieira Amaral, o leitor conhece “a exigência obsessiva e quase doentia, a lentidão no processo de escrita e publicação e como isso entrava em contradição com a aspiração ao profissionalismo e com a insistência na dignificação do ofício de escritor que toda a vida José Cardoso Pires, o integrado marginal, defendeu”.

Autor foi galardoado com vários prémios

Nascido em 1978, Bruno Vieira Amaral, colaborador de publicações e da Rádio Observador, viu o seu primeiro romance surgir através da editora Quetzal, em 2013, com a edição de “As Primeiras Coisas”.

Dois anos depois, foi distinguido com o Prémio PEN do Clube Narrativa, com o Prémio Literário Fernando Namora, Prémio Time Out e Prémio Literário José Saramago.

Nomeado uma das “Dez Novas Vozes da Europa”, em 2016, pela plataforma Literature Across Frontiers, o seu segundo romance “Hoje Estarás Comigo no Paraíso” é lançado em 2017 e recebe o galardão Tabua Rasa 2016-2017 na categoria Ficção, seguindo-se, em 2018, o segundo lugar do Prémio Oceanos.

Na mesma altura, foram ainda reunidos os seus melhores textos dispersos no volume “Manobras de Guerrilha” e, no ano passado, surge o livro “Uma Ida ao Motel”, recentemente galardoado com o Grande Prémio de Conto da APE. “Integrado Marginal” é a primeira biografia lançada por Bruno Vieira Amaral e a lotação na iniciativa está limitada a 40 participantes.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -