28 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAuditório Augusto Cabrita recebeu seminário comemorativo dos 40 anos de vida da...

Auditório Augusto Cabrita recebeu seminário comemorativo dos 40 anos de vida da RUMO

Encontro permitiu conhecer novos projectos e trabalho desenvolvido

 

- PUB -

O Auditório Municipal Augusto Cabrita acolheu, na última semana, o seminário comemorativo do 40.º aniversário da RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, que decorreu sob o mote “Para cada pessoa, um projecto de vida” e contou, na altura, com as presenças dos presidentes das Câmaras do Barreiro e da Moita, respectivamente, Frederico Rosa e Rui Garcia.

Durante o encontro, foi possível ficar a conhecer os novos projectos da instituição e o trabalho realizado ao longo de quatro décadas de ‘estórias’, num percurso marcado por “inúmeras etapas, desafios” e “conquistas”, assim como o seu impacto na comunidade.

No período da manhã, o seminário foi iniciado com uma intervenção da presidente da cooperativa, Rute Pires, tendo se seguido uma mesa redonda, moderada pelo professor universitário Álvaro Cidrais, sobre “Dinâmicas de Inclusão Social nas Comunidades Partilha de Boas Práticas”, com a participação de representantes das intervenções territoriais desenvolvidas pela Cooperativa.

- PUB -

A sessão contou igualmente com uma segunda mesa redonda, dedicada ao tema “Dinâmicas de Inclusão Social nas Comunidades – Estórias de Inclusão”, com a presença de utentes e famílias, empresas e parceiros com intervenção nas respostas sociais, num debate moderado por Cristina Lira, do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal.

À tarde, a iniciativa comemorativa brindou os presentes com diversos testemunhos e um momento cultural, com uma co-criação de dança inclusiva onde “a magia deu primazia à individualidade do ser”, com arte circense à mistura, tendo os trabalhos sido retomados com a última mesa-redonda, que se debruçou sobre a “Integração de Pessoas em Situação de Desvantagem no Mercado de Trabalho”.

A discussão, moderada por Mónica Leonardo, da Associação Portuguesa de Emprego Solidário, teve a participação de empresas, jovens, tutores e técnicos de Emprego Apoiado.

- PUB -

A encerrar o seminário esteve o vice–presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Leite, a directora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Luísa Malhó e o director técnico da RUMO, Rui Grilo.

Celebração repleta de partilha e memórias

“Foi um dia cheio de sorrisos, visíveis nos olhos, mesmo por detrás das máscaras”, afirma a instituição sediada no parque da Baía do Tejo. “De memórias e de boas práticas”, acrescenta. “De encontros e reencontros com colegas dos municípios dos territórios com quem e para quem trabalhamos, de representantes das entidades de tutela dos diferentes projectos da Cooperativa, da rede de parceiros, de actuais e antigos trabalhadores, formandos, utentes e familiares, amigos da RUMO”, conclui, numa mensagem nas redes socias.

Em jeito de balanço, a Cooperativa lembra que esta “foi uma bonita celebração, repleta de partilha e simbólica da marca, percurso e trabalho”. E acrescenta: “Assim tinha de ser, com os nossos diferentes públicos”, até porque “é de pessoas que a nossa história foi, é e será feita”, afirma a equipa que integra a instituição.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -