27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroInaugurado posto de transferência de Pescado no Barreiro

Inaugurado posto de transferência de Pescado no Barreiro

Doca Seca com mais condições após requalificação. Acordo assegura gestão adequada e manutenção do novo espaço

 

- PUB -

Decorreu na última semana, no Barreiro, a assinatura do protocolo que vai possibilitar a implementação e operacionalidade do novo Posto de Transferência de Pescado, na zona da doca seca, espaço que passa a ganhar mais condições de trabalho, após ter sido requalificado recentemente pela autarquia local, após uma candidatura do município ao programa operacional MAR2020.

O acordo, estabelecido entre a Doca Pesca, Portos e Lotas, SA, a Câmara Municipal e “Os Camarros – Associação de Pesca Local”, estabelece as condições de cooperação entre as partes, com vista a assegurar a “adequada gestão e manutenção” do posto.

- PUB -

De acordo com a edilidade, o espaço “trouxe condições dignas de trabalho à comunidade piscatória”, numa área que foi dotada de várias melhorias.

No local foi instalada uma grua de sete toneladas, um novo cais de acostagem, colocadas máquinas de gelo e câmaras frigoríficas, além de rampas de acesso, com uma nova rede eléctrica, novos aprestos e zonas de trabalho.

Frederico Rosa, presidente da autarquia, enalteceu o trabalho desenvolvido por aquela associação e lembra que este é “o início de uma caminhada que vai ser longa, ainda que hoje [na última semana] tenha sido o culminar de um projecto, iniciado há dois anos, e que teve por objectivo reabilitar a doca seca, para que os pescadores tivessem mais condições de trabalho”, frisou.

- PUB -

Para Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, a obra “representa um avanço para comunidade piscatória do Barreiro, que passa a ter mais condições de segurança, mais valor no seu pescado e melhores condições para o desembarque das capturas”, acrescentando que o novo posto de vendagem permitirá que após o desembarque do pescado, os pescadores possam “registá-lo através das guias de transferência e transportá-lo para a lota”, sendo este vendido através do sistema de leilão.

Para o pescador mais antigo do concelho, Rogério Correia, membro da associação, este foi “um sonho tornado realidade, uma luta de 40 anos que agora vê a luz do dia”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -