30 Setembro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroFaleceu barítono barreirense Manuel Pedro Nunes

Faleceu barítono barreirense Manuel Pedro Nunes

O barítono barreirense Manuel Pedro Nunes, que tinha agendado um concerto para o Espaço Memória no final deste mês, na sequência do projecto da Área Metropolitana de Lisboa “Mural 18”, faleceu recentemente, vítima de complicações associadas à doença covid-19.

- PUB -

Bastante acarinhado junto da comunidade local, o artista começou por desenvolver os seus estudos na Academia de Amadores de Música, tendo concluído o Curso Superior de Canto no Conservatório de Lisboa.

Posteriormente, prosseguiu os seus estudos em Salzburgo, sob a égide do professor Rudolf Knoll, enquanto bolseiro do Ministério da Cultura e da Fundação Luso-Americana. Trabalhou ainda com a professora Vera Rozsa, em Londres, durante largos períodos, na qualidade de bolseiro do UPAE e da AB-FLAD, tendo frequentado mais tarde diversas ‘materclasses’.

O barítono, que foi influenciado pela escola alemã, com preferência para autores como Brahms, Richard Strauss e Schubert, fez a sua estreia internacional em França, tendo actuado também no Chile e realizado múltiplas apresentações a nível nacional, nos Palácios de Queluz, Fronteira e Ajuda, no Mosteiro dos Jerónimos, em eventos de diversas autarquias, e nas Universidades do Minho e Nova de Lisboa.

- PUB -

Manuel Pedro Santos, que em paralelo desempenhou ainda as funções de explicador de diversos estudantes barreirenses, cursou também Engenharia Química e frequentou Filologia Clássica e Matemática, tendo ainda ampliado os seus conhecimentos linguísticos, chegando a dominar um total de oito idiomas.

Desde há algum tempo, encontrava-se hospitalizado em resultado de ter contraído o vírus que originou a actual situação de pandemia

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Salicórnia: Freguesia do Sado estreia nova festa das tradições no Moinho da Mourisca

Primeira edição da iniciativa que junta gastronomia, música e etnografia é no fim-de-semana de 7 e 8 de Outubro
- PUB -