10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Tarifário Social da Água vai beneficiar perto de 6 800 utilizadores no...

Tarifário Social da Água vai beneficiar perto de 6 800 utilizadores no Barreiro em 2021

Assembleia Municipal aprova medida com abstenção da CDU. Acréscimo de 17,5% favorece munícipes com maior fragilidade económica

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou na última sexta-feira, com a abstenção da CDU, a adesão ao Tarifário Social dos serviços de Águas, Saneamento e Resíduos, que este ano vai passar a beneficiar um total de 6 791 utilizadores, ao invés dos anteriores 176 beneficiários, numa medida que representa “um acréscimo significativo”, que corresponde a 17,5% do total de utilizadores domésticos do concelho.

“Considera-se que face à actual situação de pandemia pela covid-19 e dadas as repercussões económicas do mesmo no dia-a-dia das famílias, este alargamento extraordinário do número de beneficiários faz todo o sentido”, afirmou o vereador socialista João Pintassilgo, responsável por aquele pelouro na autarquia barreirense.

Perante os deputados, o autarca do PS sublinhou que, por outro lado, o elevado número de novos beneficiários (6 615), vai “aumentar de forma muito considerável o suporte financeiro do município, que tem de financiar a perda da receita”.

- PUB -

Neste âmbito, ficou decidida a isenção da tarifa fixa do serviço de águas para todos os beneficiários e o desconto de 25% das tarifas variáveis de consumo até dez metros cúbicos, para o serviço das águas, saneamento e resíduos.

De acordo com João Pintassilgo, actual vice-presidente da autarquia, “o impacto financeiro desta importante medida de apoio aos munícipes, com uma maior fragilidade económica, ronda os 380 mil euros em 2021”. No ano passado, refira-se, o valor de apoio era de seis mil euros. “Com este tarifário, conjuntamente com os restantes tarifários especiais, está previsto um proveito total de dez milhões e 814 mil euros”, informou o vereador.

Considerando ainda o aumento dos custos correntes que, na sua maioria, advêm do aumento tarifário da Amarsul, neste sentido, foi também efectuado um estudo no sentido de se gerar o binómio “maximizar o benefício ao utilizador final” e “não pôr em causa o equilíbrio económico-financeiro do município”, acrescentou.

- PUB -

Para o presidente daquela Câmara, Frederico Rosa (PS), este é “um momento histórico”, por representar “uma verdadeira medida social na área do fornecimento de água à população mais desfavorecida”, passando o Barreiro a ser dos “primeiros municípios a implementar este serviço”, frisou.

Em declaração de voto, os deputados comunistas consideraram que a proposta aprovada peca por ser “insuficiente”, em termos de abrangência, por “excluir um conjunto de beneficiários que anteriormente estavam incluídos”, tendo lamentado que o município “não tenha dado a abrangência necessária a esta medida”.

Durante a sessão, foi ainda aprovado o Regulamento Tarifário dos Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos, que contou com 10 votos contra da CDU e uma abstenção do PAN, e com os votos favoráveis das restantes bancadas partidárias.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -