28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroEnfermeiros em protesto no Barreiro ameaçam endurecer formas de luta

Enfermeiros em protesto no Barreiro ameaçam endurecer formas de luta

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) ameaçou hoje endurecer a luta se o Governo não retomar o diálogo pela integração de enfermeiros precários no Serviço Nacional de Saúde (SNS), durante uma ação de protesto no Barreiro.

- PUB -

“Devido à intervenção do Governo e dos partidos da direita, a integração dos enfermeiros em situação de precariedade, ficou muito aquém daquilo que era necessário”, acusou Zoraima Prado, do SEP, durante o protesto com cerca de duas dezenas de enfermeiros, junto ao Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal.

“Só aqui no CHBM, com a informação que temos, de novembro de 2020, há 44 enfermeiros em situação precária e precisamos que todos eles fiquem nos serviços”, acrescentou.

Além das situações de precariedade, os enfermeiros do CHBM lutam também por melhores condições de trabalho. Alegam que estão há vários meses a trabalhar sem férias e sem feriados, com excesso de horas de trabalho e mobilidade entre serviços.

- PUB -

Segundo Zoraima Prado, apesar das ações de sensibilização que os enfermeiros têm vindo a desenvolver nos últimos meses com o objetivo de melhorarem as suas condições de trabalho, neste momento continua a não haver qualquer perspetiva de integração para muitos deles.

“A perspetiva que temos é que muitos enfermeiros possam sair, o que seria catastrófico para o SNS”, sublinhou, advertindo que o SEP vai “elevar o tom das formas de luta” nos próximos meses.

“Estamos a caminhar no sentido de retomar as tradicionais formas de luta, caso este Governo não atenda as nossas reivindicações e não respeite a determinação da Assembleia da República, para voltar a negociar, com o SEP, alterações para resolver os problemas que temos colocado”, disse.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -