16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro vai monitorizar qualidade do ar para ser mais “saudável”

Barreiro vai monitorizar qualidade do ar para ser mais “saudável”

Frederico Rosa lembra importância de perceber o que foi feito e de pensar o futuro

 

- PUB -

Os três primeiros postos de carregamento para veículos eléctricos já se encontram a funcionar no município do Barreiro, por “uma cidade ambientalmente mais saudável”. Neste âmbito e de acordo com o presidente da autarquia, Frederico Rosa, até ao final do primeiro semestre, a câmara conta avançar paralelamente, no terreno, com uma rede micro para monitorização interna da qualidade do ar no concelho.

“Temos feito uma grande aposta em todos os vectores ambientais, naquela que é a nossa acção, desde a iluminação pública que transformámos toda para LED ou as mais de mil árvores que já plantámos em contexto urbano”, afirma a O SETUBALENSE.

O autarca barreirense explica que, relativamente aos postos de carregamento, estes resultaram de um protocolo com uma empresa que permitiu instalar um total de 90 postos, que serão distribuídos por todas as freguesias, num investimento que “não terá nenhum custo para a autarquia e dado que precisamos de promover os veículos com energias mais amigas do ambiente, mas fazendo-o dando condições às pessoas para o fazer”, sublinha.

- PUB -

A ideia, acrescenta o edil, é apostar na criação de “postos de carregamento junto das áreas habitacionais para que, quem tenha o seu veículo eléctrico possa estacionar na proximidade de um destes equipamentos, sem que “tenha que andar pelo Barreiro à procura de um destes espaços para o fazer longe da sua casa”, refere.

“Medir a qualidade do ar é fundamental e esta foi uma das contrapartidas do protocolo que exigimos, porque se queremos ter esta transição no Barreiro da ideia da indústria e da poluição e até do ar pesado, para um concelho de ruas limpas, com praia, zonas verdes e muito mais arejado, há que traduzir isto em dados para que se possa medir e perceber o que se pode avançar e o que ainda se tem para fazer”, realça Frederico Rosa.

Novas medidas para implementar no futuro

Para o presidente, a conjugação da dispersão de postos de carregamento com a medição da qualidade do ar, permitirá saber “que efeitos estamos a ter neste âmbito e onde é necessário investir mais e de que forma podemos aprofundar políticas, mas acima de tudo, qual foi o caminho que percorremos e que novas medidas é que teremos de implementar para fazer do Barreiro uma cidade cada vez mais limpa”, factor que considera ser “fundamental para a qualidade de vida da nossa população”.

- PUB -

De acordo com o vereador responsável pelo Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica, Rui Braga, os referidos equipamentos “têm sensores de medição de temperatura da qualidade do ar, o que nos permite uma melhor monitorização deste importante aspecto da cidade”. A câmara municipal lembra que apesar do concelho ser de pequena dimensão, em termos territoriais, tem “uma elevada densidade populacional que sofre do impacto directo de gases provenientes de veículos de combustão, com graves repercussões para a saúde das populações”.

O presidente da autarquia considera, neste sentido, que “a promoção de um planeta mais limpo e sustentável se faz com medidas concretas de promoção e utilização de energias limpas”, recordando outro dos investimentos já realizados, através da “renovação total da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro para gás natural”. Segundo o município, nos últimos anos, a câmara “já investiu cerca de 20 milhões de euros em projectos que promovem a sustentabilidade”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -