1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFrederico Rosa destaca rota de progresso e desenvolvimento em dia de celebrações

Frederico Rosa destaca rota de progresso e desenvolvimento em dia de celebrações

“Enfrentamos aquele que é, possivelmente, o momento mais importante e de maior responsabilidade das nossas vidas”, afirma o autarca

 

- PUB -

As comemorações dos 500 anos do município do Barreiro, arrancaram no último sábado, com a realização de duas iniciativas online, face ao actual estado de emergência e ao confinamento da população, na sequência da situação de pandemia. Para assinalar a efeméride, a autarquia local optou por publicar vídeos nas redes sociais, com mensagens dos presidentes daquela edilidade e da Assembleia Municipal, Frederico Rosa e André Pinotes Batista, respectivamente, além de um dedicado à exposição que foi inaugurada no Espaço Memória, alusiva a estas celebrações.

Para o edil barreirense, este período histórico (1521-2021) ficou marcado por “muitas transformações do nosso território, mas também por transformações políticas, culturais, da indústria e do caminho-de-ferro, que tanta gente trouxe ao Barreiro”. O autarca destaca ainda que a data deve ser relembrada e honrada, assim como os homens e mulheres “que ao longo de séculos da história de Portugal, fizeram também a história da nossa terra”.
Frederico Rosa fez questão de frisar que este ano “enfrentamos também aquele que é, possivelmente, o momento mais importante e de maior responsabilidade das nossas vidas”.

Durante a mensagem à população, o presidente sublinha que “todos somos convocados à responsabilidade de ultrapassar” a presente crise pandémica e, ao mesmo tempo, de responder ao desafio de “perspectivar o futuro” do concelho, para que nunca “deixe de estar numa rota de progresso, prosperidade e de desenvolvimento, honrando todos aqueles que fizeram do Barreiro aquilo que é hoje”, através da criação de “melhores condições para as gerações futuras”.

- PUB -

Já o presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes Batista, recordou que a efeméride assinala o momento em que o rei D. Manuel I assinou a Carta de Vila que conduziu o Barreiro a este estatuto, ao qual se seguiu um período de desenvolvimento no contexto daquela época. Para o responsável, desde então, o território foi afirmando-se “pela sua centralidade” e “pelas suas potencialidades”.

“Esse tem sido o desafio que se tem colocado ao Barreiro nos últimos anos e que se coloca também hoje”, lembra, realçando que é com grande orgulho que o concelho regista esta data simbólica, “num momento complexo e de enorme exigência que atravessamos, mas sabendo que os portugueses e os barreirenses em particular, ao longo destes 500 anos, revelaram em cada momento de dificuldade a argúcia de conseguir resolver e de ir mais longe”.

Na sua perspectiva, essa é “a marca de gente que sonha, mas de gente que faz, a marca de gente que atravessa dificuldades e alavanca esta terra para o futuro”, apelando a todos os barreirenses que respeitem as regras do confinamento, para que nas próximas décadas “o Barreiro possa continuar a florescer e progredir”.

- PUB -

Exposição inaugurada no Espaço Memória

No mesmo dia foi ainda inaugurada, no Espaço Memória, a exposição que celebra a efeméride da carta de privilégio através da qual D. Manuel I concedeu o estatuto da vila à região. A mostra pretende documentar, desde esse momento e até à chegada do caminho-do-ferro, a dinâmica do território onde se desenvolveu o concelho e as povoações que fazem fronteira com o mesmo.

Devido à actual situação, os munícipes só terão a possibilidade de conhecer ao vivo esta exposição histórica, quando aquele equipamento cultural reabrir ao público. As comemorações, recorde-se, vão decorrer até Dezembro e incluem um leque diversificado de eventos, que têm ainda por objectivo envolver toda a comunidade educativa concelhia.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -