25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSIMARSUL: 580 mil euros de investimento reforçam resiliência do sistema de saneamento

SIMARSUL: 580 mil euros de investimento reforçam resiliência do sistema de saneamento

Infraestrutura vai servir cerca de 10 mil habitantes

A SIMARSUL, empresa do Grupo Águas de Portugal, revelou no final da última semana que já está adjudicada a “Empreitada de execução da Ligação Gravítica do Sistema de Cárcamo Lobo à Estação Elevatória do Lavradio (Subsistema Barreiro/Moita)”, à empresa Camacho Engenharia pelo valor de 580 mil euros, no âmbito dos “investimentos e intervenções em curso para a resiliência e eficácia dos processos de infraestruturas”.

- PUB -

A intervenção, com um prazo de execução de 270 dias, visa aquela ligação “em alta”, de forma a “não ser necessária a execução de uma estação elevatória e a eliminar afluências indevidas à ETAR do Barreiro/Moita, designadamente, de águas das marés, com elevada condutividade, que condicionam o seu processo de tratamento”.

A infraestrutura vai servir uma população estimada em 10 mil habitantes, equivalentes para um caudal médio de 1800 metros cúbicos por dia. “Apesar dos desafios resultantes do período de contingência, tem sido possível dar continuidade a um conjunto de outros investimentos na região”, assegura a SIMARSUL, quer ao nível de reabilitações em curso ou em fase de conclusão.

A empresa adianta que também tem sido possível “preparar e lançar novos concursos e efectuar adjudicações para a beneficiação de infraestruturas e aquisição de bens e serviços”, assim como de bens para recuperar diversas restrições orçamentais.

- PUB -

Campanha apresentada amanhã ‘online’

Entretanto, amanhã, a SIMARSUL vai apresentar a campanha “SUPERAMIGO – Lixo no esgoto, não!”, numa sessão ‘online’ com início marcado para as 10h00, que tem por objectivo “sensibilizar a comunidade da península de Setúbal sobre a colocação indevida de resíduos nas redes de saneamento e o seu impacto no processo e nas infraestruturas que encaminham e tratam as águas residuais”.

A sessão, que tem lugar no Dia Mundial do Saneamento, conta com a presença do presidente do Conselho de Administração da empresa, António Ventura. Responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais na península de Setúbal, a empresa conta investir até 2021 cerca de 9,8 milhões de euros em diversas empreitadas. LG

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -