28 Fevereiro 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroUniversidade da Terceira Idade do Barreiro atinge maioridade com nova sede no...

Universidade da Terceira Idade do Barreiro atinge maioridade com nova sede no horizonte

Projecto nascido em 2002 conta com mais de meia centena de disciplinas

 

- PUB -

A Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB) atingiu a sua maioridade na última semana, num empreendimento marcado por “aprendizagens e ensinamento” ao serviço da população, que desde o seu início, no ano de 2002, já envolveu centenas de alunos e professores do concelho. Frederico Rosa, presidente do município, por altura das comemorações do 18º aniversário, lembrou todos aqueles que “fizeram com que este projecto fosse uma referência”.

O autarca destacou os “desafios” que todos têm pela frente, neste momento marcado por uma pandemia “que veio alterar toda a realidade”, situação que considera exigir uma “reflexão” e “esperança no futuro, em novos projectos e novos desafios, para construirmos em conjunto aquilo que a UTIB bem representa, que é a união de todos, o ponto de encontro, a amizade e a aprendizagem ao longo da vida”, sublinha.

O presidente afirma estar convicto de que a universidade terá “mais alunos e mais formadores”, para além de uma sede, na Escola Conde de Ferreira e um ponto de encontro fixo, que atraia à mesma mais barreirenses.

- PUB -

Sara Ferreira, vereadora que tutela a divisão de Educação daquela autarquia, lembra que este “foi um projecto que foi crescendo”, baseado no voluntariado, tendo em conta que deu os seus primeiros passos apenas com uma dezena de disciplinas, explorando neste momento um total de 52. “É um projecto muito gratificante na promoção do envelhecimento no nosso concelho”, destaca.

“Infelizmente não vamos poder comemorar este aniversário como gostávamos, devido à situação pandémica em que vivemos”, realça, tendo acrescentado que “quando pudermos todos regressar, a UTIB é um projecto que qualquer sénior pode frequentar no sentido de continuar a aprender, de poder passar um pouco daquilo que aprendeu ao longo da vida a outros e partilhar experiências, saberes e conhecimentos”, disse.

No ano passado, durante a recepção aos alunos e formadores, a autarca aproveitou o momento para anunciar que aquele município tinha visto aprovada a candidatura ao “PROGRAMA IDADE +”, que possibilita a constituição de uma equipa para apoio aos séniores do Barreiro que mais precisam, nomeadamente, através da compra de equipamento para “facilitar as aulas e todas as actividades”.

- PUB -

A aprovação da candidatura foi também sublinhada pelo edil Frederico Rosa, por permitir “desenvolver na cidade projectos de integração social dos idosos, um combate activo ao isolamento e à exclusão e um envelhecimento saudável”.

- PUB -

Mais populares

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival

Grupo distrai funcionários de banco em Palmela e furta dinheiro em caixa

Seis estrangeiros, cinco homens e uma mulher, são procurados pela GNR depois de crime que decorreu pelas 13h30

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais
- PUB -