19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroHospital Barreiro Montijo ganha Unidades de Tratamento de Ar e aposta em...

Hospital Barreiro Montijo ganha Unidades de Tratamento de Ar e aposta em conforto dos utentes

Investimento de um milhão quer melhorar serviços e tornar sistema de ventilação mais eficiente

 

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a substituir 21 Unidades de Tratamento de Ar e o mesmo número de ventiladores de extração, para além de dois ‘chillers’, nas instalações do Hospital Nossa Senhora do Rosário (HNSR), num investimento de cerca de um milhão de euros, ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A terceira intervenção naquele espaço de saúde pretende “fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas”. As novas unidades “garantem a climatização e tratamento de ar dos diversos serviços” e contemplam um sistema de ventilação “mais eficiente” e que possibilita a “recuperação de energia que permite diminuir a requisição da energia térmica necessária”, com maiores valores de economia. Os novos ‘chillers’ a instalar, por sua vez, permitirão “poupanças nos custos de produção de água fria refrigerada para climatização”.

Recorde-se que ao abrigo deste programa, O CHBM substituiu anteriormente todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED, naquele hospital, num investimento superior a 435 mil euros, e está actualmente a “melhorar o isolamento das coberturas” numa operação de mais de 900 mil euros.

- PUB -

O Centro Hospitalar prevê ainda que o investimento realizado através deste programa venha a ter um impacto dos consumos na ordem dos 45% de energia, num montante global que ronda os 310 mil euros ao ano, Previstas estão também outras medidas, tais como a colocação de painéis fotovoltaicos, solares e térmicos, assim como a instalação de um sistema de Gestão Técnica Centralizada, novos ‘fan coils’ para climatização das enfermarias e a substituição das caldeiras actuais por equipamento mais eficientes.

A candidatura ao POSEUR, refira-se, tem por objectivo “a reconversão dos sistemas de produção energética do HNSR”, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, com vista a melhorar as condições térmicas daquele edifício, contribuindo desta forma para “aumentar o conforto dos colaboradores e utentes”.

Protocolo com Uniself apoia Refood

- PUB -

O Centro Hospitalar revelou igualmente que, em conjunto com a Uniself, foi estabelecido recentemente um protocolo de cooperação com a Refood Barreiro, no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar que, entretanto, começou a distribuir às famílias mais carenciadas as refeições que não foram consumidas no interior do HNSR.

Até ao final do mês de Agosto, segundo aquele equipamento de saúde, foram confeccionados mais de 120 mil almoços e jantares, com o excedente a ser agora direcionado “para apoiar quem mais precisa”. Acrescente-se que a Refood é um projecto sem fins lucrativos que tem como missão “resgatar comida excedentária, em bom estado, de diversos parceiros, e distribuí-la a todos os que dela necessitem. Com uma equipa composta apenas de voluntários, chegou ao concelho do Barreiro em Fevereiro do ano passado e já distribuiu mais de 15 mil refeições. Actualmente apoia mais de 300 famílias barreirenses.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -