20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarca afirma que Lavradio precisa de “profundo” acompanhamento social

Autarca afirma que Lavradio precisa de “profundo” acompanhamento social

Devido à Covid-19 a junta de freguesia está a prestar apoio a duas centenas de pessoas com carências económicas

 

- PUB -

A presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, alertou os deputados da Assembleia Municipal, na última sexta-feira, para a realidade que se vive actualmente a nível social na localidade lavradiense, na mesma data em que aquele órgão assinalou a comemoração dos seus 35 anos de elevação a vila.

Este ano, devido à situação pandémica, não foi possível dinamizar as actividades habituais, tendo a efeméride sido apenas assinalada com o hastear da bandeira e com uma animação itinerante pelas ruas da freguesia. Ainda assim, a junta considera que este “é um marco importante na vivência” da população ali residente que, continua a “carecer de um profundo acompanhamento a nível social”, situação agravada pela chegada da pandemia.

“Temos feito um esforço e um caminho para trazer novas respostas sociais”, frisou Gabriela Soares, num trabalho que foi desenvolvido em parceria com o Centro de Emprego do Barreiro, tendo sido “criado um Gabinete de Inserção Profissional para estabelecer a ligação entre o mercado de trabalho e as pessoas que necessitam de uma oferta de emprego”.

- PUB -

Para além desta ajuda, a responsável destaca que “durante o período mais crítico da Covid-19, disponibilizámos apoio alimentar e é na sede da União de Freguesias que temos vindo a trabalhar esta questão”, disse.

Neste momento, a junta fornece “apoio a cerca de 200 pessoas”, através da distribuição destes géneros a um conjunto significativo de famílias do concelho. Recentemente, foram entregues mais de uma dezena de cabazes no âmbito do Projecto Freguesia Apoia #Covid19 onde, para além de produtos alimentares e de higiene, foram colocados alguns brinquedos naqueles que eram entregues a agregados familiares com crianças. “Ainda que algumas famílias já tenham conseguido orientar as suas vidas, todas as semanas continuam a chegar sinalizações novas, o que significa que este nosso projecto continua a fazer muito sentido”, refere o executivo.

Neste âmbito, é endereçado, por parte da junta de freguesia, um agradecimento à Associação Desportiva e Cultural dos Fidalguinhos pelo apoio que tem prestado na distribuição dos bens, bem como à Refood Barreiro “pelo contributo dado”.

- PUB -

De acordo com a presidente, em breve, aquele órgão vai ainda acolher um Centro Qualifica, que pretende “elevar as qualificações da população”. A autarca acredita que, com a existência do Gabinete de Inserção Profissional que existia anteriormente, poderá “dar uma resposta mais musculada às preocupações com o emprego e com as qualificações” daquela população.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -