27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara do Barreiro continua a aguardar que APA classifique Alburrica como praia...

Câmara do Barreiro continua a aguardar que APA classifique Alburrica como praia fluvial

Autarquia quer analisar acessos às praias da zona ribeirinha

 

- PUB -

 

João Pintassilgo, vereador responsável pela divisão de Higiene Urbana e vice-presidente do município do Barreiro, alertou durante a última sessão pública daquele executivo, que a “autarquia terá em breve que analisar a questão relativa ao acesso às praias”, referindo-se em concreto à Praia de Alburrica, mas também, às restantes zonas existentes na faixa costeira do concelho.

Nesse sentido, para concertar posições com as restantes autarquias ribeirinhas da região, e enquanto membro do conselho directivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, o autarca adiantou que propôs que “se fizesse essa concertação, nomeadamente, em concelhos como Alcochete, Moita, Barreiro e Seixal”, tendo já sido realizada uma reunião sobre o assunto.

- PUB -

Na altura, explicou, ficou decidido que “fosse feito um levantamento do areal utilizável, caso da Praia de Alburrica e de outras que se estendem até à zona de Copacabana, e dos acessos para podermos decidir a forma de controlar estes espaços”, sublinhou.
O vereador informou ainda que as análises às praias do município, desde 2015 e 2017, demonstram que os valores “têm vindo a estabilizar e é com base nisso que temos vindo anualmente a insistir junto da Agência Portuguesa do Ambiente, para que a Praia de Alburrica possa ser classificada como praia fluvial”, disse. “Isso ainda não aconteceu, mas continuamos a aguardar”, acrescentou.

João Pintassilgo frisou que “temos que garantir o acesso dos munícipes a esses espaços de forma controlada, como sugerem as regras para manter o distanciamento social entre grupos, e como aqui não temos nadadores-salvadores [apenas um pequeno concessionário], teremos que ver como o vamos fazer”, assinalou, junto da restante vereação.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -