29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro em situação de alerta municipal até Maio

Barreiro em situação de alerta municipal até Maio

Com 80 casos confirmados e sendo o terceiro concelho do distrito de Setúbal com mais infectados por Covid-19, a Situação de Alerta Municipal no Barreiro ainda pode ser prorrogada para além desta data

 

- PUB -

O município do Barreiro estendeu a Situação de Alerta Municipal até 3 de Maio, com um reforço da fiscalização e difusão de avisos, no âmbito do combate à Covid-19 e a manutenção de equipamentos fechados. A decisão da autarquia tem por base a declaração de estado de emergência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, até 2 de Maio.

Em despacho, a autarquia alerta que as medidas podem vir a ser prorrogadas outra vez, “caso a evolução da situação concreta o justifique” e confirma também a manutenção do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, activo desde as 10h00 de 13 de Março.

Em meados de Março, a Câmara Municipal do Barreiro já tinha encerrado as piscinas, os espaços culturais municipais e os serviços de atendimento ao migrante, além de ter suspendido diversos eventos que iam decorrer no concelho, devido à pandemia de Covid-19, entre eles a 15zena da Juventude. Uma situação que vai manter.

- PUB -

Segundo o decreto são afectados “no imediato, os recursos materiais e humanos adequados e considerados imprescindíveis à coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes da protecção civil e organismos de apoio”, identificados no Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, na resposta e minimização do impacto da epidemia da Covid-19 no município.

O decreto implica ainda o acompanhamento e elaboração de relatórios diários sobre a implementação da medidas e “deveres de colaboração” de instituições, entidades públicas e privadas e de cidadãos, salientando-se que “a desobediência e resistência às ordens legítimas das entidades competentes, quando praticadas na vigência e no âmbito da situação de alerta declarada, são sancionadas nos termos da lei penal e as respectivas penas são sempre agravadas em um terço, nos seus limites mínimo e máximo”.

Actualmente, o Barreiro tem 80 casos de Covid-19 confirmados, sendo o terceiro concelho do distrito de Setúbal com maior incidência da doença. Por dia, em média, estão a ser realizados 200 testes, entre o Hospital Nossa Senhora do Rosário e as Unidades de Saúde Familiar, analisados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e pelo Laboratório Germano de Sousa.

- PUB -

Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -