18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroEphemera condecorada com Ordem de Mérito no Barreiro

Ephemera condecorada com Ordem de Mérito no Barreiro

Entrega da insígnia feita por Marcelo Rebelo de Sousa durante inauguração do novo armazém, no parque empresarial da Baía do Tejo, que vai continuar a receber espólios vindos de todo o país e até do estrangeiro

 

- PUB -

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu durante a tarde do último sábado, no concelho do Barreiro, a Associação Cultural Ephemera como membro honorário da Ordem de Mérito, no decorrer das comemorações que marcaram os 10 anos daquele movimento, que para além de reunir a biblioteca e o arquivo do historiador José Pacheco Pereira, possui inúmeros documentos que têm marcado a memória do país. A festa juntou centenas de pessoas no parque empresarial da Baía do Tejo, onde foi inaugurado o segundo armazém para acolher os novos espólios que, a partir de agora, sejam doados àquele movimento que já conta com cerca de 300 associados.

O chefe de Estado destacou que a cerimónia marca o “triunfo de um colectivo”, que diariamente tem contribuído para ajudar a construir Portugal com os seus serviços e assegurar a salvaguarda de uma colecção nacional e internacional com vários postos de recolha, distribuídos pelo território português e até em países como Angola e Luxemburgo.

O historiador agradeceu a condecoração numa distinção que considera ser merecida, tendo Marcelo Rebelo de Sousa destacado que a associação “é o retrato de José Pacheco Pereira”, revelando “uma sensibilidade cívica no espírito da liberdade e na independência crítica”, realçou. “Isso é uma riqueza enorme num país que não tem, muitas vezes, olhado nem para a memória suficientemente, nem para a memória do ponto de vista cívico e social”, frisou, afirmando que “olha-se para a memória oficial, olha-se para a memória estática, rígida, mas sem envolver todos e todas naquilo que é razão de ser da Ephemera”. O Presidente salientou ainda que pretende fazer uma doação para o arquivo que classificou de “impressionante”, nomeadamente dos seus filhos. “Vou oferecer à Ephemera e vou ver se encontro outras coisas mais interessantes”, sublinhou.

- PUB -

Criação de ‘cluster criativo’ naquele concelho

Jacinto Pereira, administrador da Baía do Tejo, enalteceu a presença de várias figuras na cerimónia, tendo destacado a possibilidade de receber Marcelo Rebelo de Sousa e também Ramalho Eanes naquele espaço do parque, entre outras entidades oficiais, para além da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e do presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, que na altura fez a oferta de um espólio sobre a revolução dos Cravos. Ao autarca barreirense, Frederico Rosa, o administrador lembrou “que vários objectivos têm sido atingidos com base numa parceria” entre ambas as instituições, e que “um dos eixos da dinamização económica” do parque, passou pela criação de um ‘cluster criativo’ que tem levado à instalação de vários arquivos e artistas no Barreiro. Já o autarca sublinhou que outros arquivos “já estão na calha” para poderem vir a ser instalados naquela cidade.

Por Luís Geirinhas

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -