26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAnálises dão água do Barreiro como de boa qualidade

Análises dão água do Barreiro como de boa qualidade

O ano passado as análises à água do Barreiro foram carimbadas como estando dentro dos parâmetros definidos e, este ano, vai pelo mesmo caminho

 

- PUB -

A água de consumo público no Barreiro é de “boa qualidade”. Assim dá a saber a autarquia com base nos relatórios de análises da água realizadas no 2.º trimestre de 2019, que concluem que nas zonas de abastecimento “Alto da Paiva, Sete Portais, Vila Chã, Penalva e Coina todas as análises realizadas apresentaram “resultados em cumprimento dos Valores Paramétricos, evidenciando boa qualidade da água”.
Através de comunicado, a autarquia do Barreiro garante que “executa um plano de amostragem para avaliação da qualidade da água distribuída por esta Entidade Gestora, de acordo com o Programa de Controlo de Qualidade (PCQA) aprovado pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”.

Segundo o site da Câmara do Barreiro “no ano de 2018, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro, foi de 99,94. “Pode afirmar-se que a qualidade da água para consumo público, distribuída pela Câmara Municipal do Barreiro, medida pela percentagem de análises em conformidade com os requisitos de qualidade é de excelente qualidade, colocando-se numa posição de destaque no panorama nacional”, comenta a autarquia.

Note-se que a gestão da qualidade da água no sistema de abastecimento do município do Barreiro, desde a origem até à torneira do consumidor, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas, tais como, “o recurso a tecnologias de tratamento adequadas face à qualidade da água captada e à qualidade da água que se pretende para consumo humano, aplicação de práticas de manutenção preventiva e correctiva, monitorização em contínuo de parâmetros da qualidade da água em locais estratégicos do sistema de abastecimento e a realização de estudos, visando a melhoria da qualidade da água abastecida.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -