29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia aposta em ginástica laboral

Autarquia aposta em ginástica laboral

Medida adoptada pela autarquia tem como objectivo o “melhor desempenho de funções” e “mais qualidade de vida”

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) deu início a um Programa de Ginástica Laboral, destinado a trabalhadores operacionais, nomeadamente dos serviços de Resíduos e Higiene Urbana; Águas e Saneamento; Manutenção dos TCB – Transportes Colectivos do Barreiro e Cemitérios, áreas com maior risco de contrair lesões.

O programa foi implementado tendo como base a constatação de um número excessivo de trabalhadores do município com lesões musculoesqueléticas, resultado de acidentes de trabalho.

Após os períodos de recuperação e consequente apreciação pela Medicina do Trabalho na maior parte dos casos são recomendados “trabalhos melhorados”. Situação que, “em regra, leva ao encaminhamento para outras funções”, avança a autarquia em comunicado. Sendo esta a razão pela qual o serviço de Saúde e Segurança no Trabalho, da Divisão de Recursos Humanos da CMB decidiu “aprofundar o assunto e procurar possíveis causas do problema”.

- PUB -

Segundo João Pintassilgo, vereador com o Pelouro dos Recursos Humanos, o município não pode continuar esta situação. “Os Recursos Humanos deverão ter a formação adequada e as condições compatíveis com o tipo de trabalho; quer para evitar danos físicos, que possam afectar de forma permanente a sua qualidade de vida, como para evitar a redução dos meios humanos necessários para o desenvolvimento cabal das actividades do município, por via de restrições ao desempenho das suas funções”, assume, alertando que, se tal não for possível, “teremos, então, como consequências, trabalhadores com limitações e a Câmara a ter de contratar outros para os substituir”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -