20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia aposta em ginástica laboral

Autarquia aposta em ginástica laboral

Medida adoptada pela autarquia tem como objectivo o “melhor desempenho de funções” e “mais qualidade de vida”

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) deu início a um Programa de Ginástica Laboral, destinado a trabalhadores operacionais, nomeadamente dos serviços de Resíduos e Higiene Urbana; Águas e Saneamento; Manutenção dos TCB – Transportes Colectivos do Barreiro e Cemitérios, áreas com maior risco de contrair lesões.

O programa foi implementado tendo como base a constatação de um número excessivo de trabalhadores do município com lesões musculoesqueléticas, resultado de acidentes de trabalho.

Após os períodos de recuperação e consequente apreciação pela Medicina do Trabalho na maior parte dos casos são recomendados “trabalhos melhorados”. Situação que, “em regra, leva ao encaminhamento para outras funções”, avança a autarquia em comunicado. Sendo esta a razão pela qual o serviço de Saúde e Segurança no Trabalho, da Divisão de Recursos Humanos da CMB decidiu “aprofundar o assunto e procurar possíveis causas do problema”.

- PUB -

Segundo João Pintassilgo, vereador com o Pelouro dos Recursos Humanos, o município não pode continuar esta situação. “Os Recursos Humanos deverão ter a formação adequada e as condições compatíveis com o tipo de trabalho; quer para evitar danos físicos, que possam afectar de forma permanente a sua qualidade de vida, como para evitar a redução dos meios humanos necessários para o desenvolvimento cabal das actividades do município, por via de restrições ao desempenho das suas funções”, assume, alertando que, se tal não for possível, “teremos, então, como consequências, trabalhadores com limitações e a Câmara a ter de contratar outros para os substituir”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -