27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia lança o desafio à população de se associar às duas corporações...

Autarquia lança o desafio à população de se associar às duas corporações de bombeiros do Barreiro

Ao final da tarde desta terça-feira, no Parque da Cidade, foi apresentado o programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, agendado para o próximo dia 19. O presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa, aproveitou a ocasião para lançar um desafio: “levar a população a associar-se às duas corporações de bombeiros do concelho”.

- PUB -

“A taxa de população associada nas duas corporações é relativamente baixa em comparação a outras cidades. É preciso levar mais pessoas a serem sócias dos bombeiros”, afirmou o autarca, salientando que “não nos podemos lembrar dos bombeiros só quando ocorre alguma tragédia”.

José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, referiu a importância das comemorações deste dia, como um “dia dedicados aos bombeiros, que estão 365 dias do ano disponíveis, 24 horas por dia” e como um dia que contribui para ligar as corporações à população.

Já Acácio Coelho, Comandante dos Bombeiros Sul e Sueste, sublinhou que existe da parte da população um “grande carinho” pelos seus bombeiros e destacou a importância deste dia como uma forma de sensibilizar os mais novos para os problemas da protecção civil, uma vez que eles têm de ser a base de toda a cultura da protecção civil.

- PUB -

Na apresentação do programa, Frederico Rosa aproveitou para recordar o aumento de verbas atribuídas pela Câmara Municipal às duas corporações no início do seu mandato, que rondou os 137 mil euros, e colocou a possibilidade da Câmara colaborar com os bombeiros de outras formas.

“Sabemos que a verba transferida é importante, mas sabemos que não é suficiente. Ainda nada está decidido, mas incluir o pagamento dos seguros das viaturas dos bombeiros no pacote de seguros municipais podia ser uma opção. Neste momento, as hipóteses onde podemos intervir estão a ser estudadas e está a ser alargada a área dos pontos de contactos de colaboração”, revelou o autarca.

Antes do fim da iniciativa, José Figueiredo, dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, alertou também para as dificuldades de captação de jovens voluntários e para as dificuldades que existem na manutenção da frota operacional.

- PUB -

“As nossas ambulâncias registam cerca de 600 saídas mensais e a grande utilização dá origem a elevados custos de manutenção, nomeadamente das ambulâncias”, disse.

É de referir que, os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública contam, actualmente, com 105 membros. Já os Bombeiros Sul e Sueste têm cerca de 100/104 voluntários.

Programa – Dia Municipal do Bombeiro

De 14 a 16 de Maio – Exercícios de evacuação em escolas do concelho

De 17 a 18 de Maio – Iniciativa “Quartel Aberto”: Visita da Comunidade Escolar aos Quartéis

Dia 19 de Maio – Dia Municipal do Bombeiro

09h30 – Hastear das Bandeiras: Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública

10h00 – Hastear das Bandeiras: Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

11h30 – Desfile motorizado e apeado das forças, no Largo do Mercado 1º de Maio

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -