1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Barreiro Autarquia do Barreiro e Baía do Tejo unem-se para promover o empreendedorismo...

Autarquia do Barreiro e Baía do Tejo unem-se para promover o empreendedorismo jovem

A Câmara Municipal do Barreiro e a Baía do Tejo uniram-se no lançamento de um Programa de Empreendedorismo Jovem e do Prémio Alfredo da Silva. Numa sessão que marcou o início da iniciativa, com a formalização da parceria, foram apresentados os motivos que vão contribuir, conforme referiu o presidente da Câmara, para criar no Barreiro um “ecossistema” para acolher projectos.

- PUB -

“Mais importante do que criar empresas é criar projectos. É fundamental que o Barreiro tenha capacidade de atracção, que os cidadãos possam ver este concelho como uma possibilidade. O empreendedorismo não é, de todo, a criação de empresas, é uma competência, a capacidade que temos de resolver problemas”, disse o presidente do município, Frederico Rosa.

Por sua vez, o vereador responsável pelo pelouro da juventude, Bruno Vitorino, defendeu que o “empreendedorismo é uma área que pode contribuir para a dinamização da economia” e destacou a importância de os jovens olharem para ela como “uma possibilidade de futuro”.

Pelo lado da Baía do Tejo, o presidente do Conselho de Administração, Jacinto Pereira, referiu que este “projecto tem tudo que ver com aquilo que tem sido a estratégia do Parque Empresarial” até aqui.

- PUB -

Na iniciativa, que decorreu no Auditório do Museu Industrial da Baía do Tejo, Jacinto Pereira sublinhou aspectos que, na sua opinião, tomam particular importância com a promoção deste Programa/Prémio: as “pontes” entre o desenvolvimento económico e a educação; e entre o desenvolvimento económico e a história, recordando Alfredo da Silva como “um dos maiores empreendedores que o país já viu”.

O Programa Empreendedorismo Jovem e o Prémio Alfredo da Silva são duas realidades a iniciar no próximo ano lectivo. Neste primeiro ano, o programa estará reservado a jovens estudantes do Ensino Secundário do Barreiro e terá duas fases: a primeira, de formação para o empreendedorismo e apoio aos projectos e, a segunda, que compreende o Concurso de Ideias para apurar o vencedor final.

Durante a sessão foi assinado pelos presidentes da Câmara Municipal e da Baía do Tejo um Acordo de Vontades, que formaliza a parceria entre as duas entidades.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -