25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroTCB e autarquia assinam acordos para melhorias nos direitos dos trabalhadores

TCB e autarquia assinam acordos para melhorias nos direitos dos trabalhadores

Na última quinta-feira, dia 22, foram assinados dois Acordos Colectivos de Entidade Empregadora Pública (ACEP). Um entre a Câmara Municipal e a SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos e outro entre os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e a SINTAP, nos Paços do Concelho, com o objectivo de melhorar os direitos dos trabalhadores.

- PUB -

Os acordos foram assinados pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro e do Conselho de Administração dos TCB, Frederico Rosa, e, em representação do SINTAP, Joaquim Ribeiro, membro do Secretariado Nacional, e Luís Feijão, membro do Secretariado Regional.

As novas alterações vão entrar em vigor após publicação em Diário da República e são as seguintes: acréscimo de mais três dias úteis de férias; acréscimo de três dias úteis de férias, a partir dos 59 anos de idade; acréscimo de um dia por cada 10 anos de serviço prestado; o direito a dispensa do serviço no dia de aniversário do trabalhador, sem perda de remuneração, e o direito a gozar, como tolerância de ponto, a terça-feira de Carnaval e um dos dias da época natalícia ou de Ano Novo.

Para Frederico Rosa é “fundamental manter o diálogo permanente e este ACEP é um exemplo disso”. O autarca sublinhou o “total comprometimento deste executivo na melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da autarquia e dos Transportes Colectivos do Barreiro”.

- PUB -

“Este acordo significa o passo mais importante a ser dado, no momento: caminhar sempre no melhor serviço público e para melhor servir a população do concelho do Barreiro”, afirmou.

O vereador João Pintassilgo, responsável pela área dos Recursos Humanos, considera que esta é “uma boa iniciativa do Sindicato”.

“Iremos continuar a trabalhar nesta boa relação, no sentido de dotar de mais qualidade o serviço público da Câmara do Barreiro”, destacou o vice-presidente do município.

- PUB -

Em representação do SINTAP, Joaquim Ribeiro, congratulou-se pela disponibilidade manifestada pela autarquia para que fosse possível a reposição de alguns direitos que os trabalhadores da administração pública tinham e que foram retirados nos últimos anos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -