1 Agosto 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Barreiro Barreiro homenageia "mulheres com garra”

Barreiro homenageia “mulheres com garra” [FOTOS]

Através das comemorações do Dia Internacional da Mulher realizou-se, a 9 de Março, a cerimónia “Mulheres com Garra”, um agradecimento promovido pelo município do Barreiro a cinco mulheres que estiveram, ou irão estar, este ano lectivo, nas escolas do concelho a falar sobre igualdade de género.

- PUB -

Ana Paula Pona, directora do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Joana Piteira, capitã da equipa de Basquetebol Feminino do GDESSA, Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Sara Oliveira, provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, e Silvana Sebastião, árbitra de futebol, foram as homenageadas.

Dirigindo-se às “cinco mulheres com garra”, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, referiu “o orgulho” que o município sente em as ter como cidadãs, salientou a disponibilidade que estas tiveram para conversar com os alunos sobre igualdade de género e agradeceu às escolas a receptividade pela iniciativa.

O autarca finalizou a sua intervenção sublinhando que esta “não é uma luta das mulheres, é uma luta de todos aqueles que acreditam numa sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades, independentemente da raça, género e credo”.

- PUB -

Por sua vez, a vereadora Sara Ferreira referiu fazer “todo o sentido levar estas mulheres, com profissões desafiantes, às escolas para abordar a temática da igualdade de género, pois só assim conseguimos mudar mentalidades”.

Para quem considera que “não faz sentido” assinalar o Dia Internacional da Mulher, Sara Ferreira lembrou alguns indicadores da desigualdade existente entre homens e mulheres.

“As mulheres ainda trabalham uma hora e 45 minutos a mais que os homens, em horário pós-laboral, em tarefas domésticas, as mulheres ainda ganham menos 17% que os homens em profissões semelhantes, ainda temos um longo caminho pela frente”, lamentou.

- PUB -

Além de Frederico Rosa e Sara Ferreira, na sessão estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, os vereadores João Pintassilgo e Rui Braga e a Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro.

No final, esta cerimónia contou com um apontamento musical realizado pelo Combo da Escola de Jazz.

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

Mais populares

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

“Quero fazer esta época o jogo de despedida para depois assumir o cargo de treinador”

“Não me ofereço aos clubes e não peço favores a ninguém, se tiver que treinar será onde me queiram e onde acreditem em mim”, refere Paulo Catarino

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -