26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro homenageia "mulheres com garra”

Barreiro homenageia “mulheres com garra” [FOTOS]

Através das comemorações do Dia Internacional da Mulher realizou-se, a 9 de Março, a cerimónia “Mulheres com Garra”, um agradecimento promovido pelo município do Barreiro a cinco mulheres que estiveram, ou irão estar, este ano lectivo, nas escolas do concelho a falar sobre igualdade de género.

- PUB -

Ana Paula Pona, directora do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Joana Piteira, capitã da equipa de Basquetebol Feminino do GDESSA, Patrícia Gaspar, 2ª Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Sara Oliveira, provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, e Silvana Sebastião, árbitra de futebol, foram as homenageadas.

Dirigindo-se às “cinco mulheres com garra”, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, referiu “o orgulho” que o município sente em as ter como cidadãs, salientou a disponibilidade que estas tiveram para conversar com os alunos sobre igualdade de género e agradeceu às escolas a receptividade pela iniciativa.

O autarca finalizou a sua intervenção sublinhando que esta “não é uma luta das mulheres, é uma luta de todos aqueles que acreditam numa sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades, independentemente da raça, género e credo”.

- PUB -

Por sua vez, a vereadora Sara Ferreira referiu fazer “todo o sentido levar estas mulheres, com profissões desafiantes, às escolas para abordar a temática da igualdade de género, pois só assim conseguimos mudar mentalidades”.

Para quem considera que “não faz sentido” assinalar o Dia Internacional da Mulher, Sara Ferreira lembrou alguns indicadores da desigualdade existente entre homens e mulheres.

“As mulheres ainda trabalham uma hora e 45 minutos a mais que os homens, em horário pós-laboral, em tarefas domésticas, as mulheres ainda ganham menos 17% que os homens em profissões semelhantes, ainda temos um longo caminho pela frente”, lamentou.

- PUB -

Além de Frederico Rosa e Sara Ferreira, na sessão estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, os vereadores João Pintassilgo e Rui Braga e a Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro.

No final, esta cerimónia contou com um apontamento musical realizado pelo Combo da Escola de Jazz.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -