1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBARREIRO | Governo afasta RUMO de cenário de risco

BARREIRO | Governo afasta RUMO de cenário de risco

Em resposta ao PSD, o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas diz aguardar apresentação de documentação relativa a despesas, que “serão pagas no prazo máximo de uma semana”. E lembra que, entre reembolsos e adiantamentos, em 2016 e 2017, já pagou à associação 963 mil euros de fundos europeus

O Governo desdramatiza o cenário de preocupação sobre a associação RUMO, no Barreiro, levantado pelo PSD, devido a uma dívida de meio milhão de euros do Estado a esta instituição de solidariedade social.

- PUB -

O deputado do PSD Bruno Vitorino, que também é vereador na Câmara Municipal do Barreiro, tinha afirmado que o futuro da RUMO – bem como dos 78 funcionários da associação – estava a ser colocado em causa e que o funcionamento da mesma já estaria a ser afectado, devido a uma dívida do Estado à instituição, conforme noticiou o DIÁRIO DA REGIÃO.

O gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, em comunicado emitido na terça-feira à noite, contrapõe que “em 2016 e 2017, entre reembolsos e adiantamentos, já foram pagos à mencionada entidade 963 mil euros de fundos europeus”.

Por outro lado, “a respectiva autoridade de gestão dos fundos europeus aguarda a apresentação da documentação relativa a outras despesas efectuadas em 2017, as quais serão pagas no prazo máximo de uma semana”, garantiu o Ministério de Pedro Marques, que assevera que este prazo “decorre dos compromissos assumidos entre as autoridades de gestão e as associações representativas das pessoas com deficiência”.

- PUB -

Bruno Vitorino, recorde-se, havia afirmado que a alegada dívida estava a pôr em causa o normal funcionamento da instituição, o pagamento das suas obrigações ao Estado e o futuro de 78 trabalhadores, que já se encontram com salários em atraso.

A RUMO é uma cooperativa, sem fins lucrativos, sediada no Barreiro, que tem por objectivo a solidariedade social e o desenvolvimento de actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a pessoas em situação de desvantagem, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, designadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades e à inclusão escolar, profissional e comunitária.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -