28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroManuel de Oliveira faleceu aos 85 anos

Manuel de Oliveira faleceu aos 85 anos

O antigo treinador e futebolista português Manuel de Oliveira morreu esta terça-feira, aos 85 anos, no Hospital do Barreiro.

“Confirmo a morte de Manuel de Oliveira, recebemos a informação de um familiar que faleceu no Hospital do Barreiro. Lamentamos muito e, em sua homenagem, já colocámos a bandeira do clube a meia haste”, disse ao DIÁRIO DA REGIÃO Faustino Mestre, presidente do Fabril do Barreiro.

- PUB -

Como jogador, Manuel de Oliveira vestiu as camisolas de Barreirense, CUF e Sporting, tendo conquistado o título de campeão nacional em 1952/53, iniciando a carreira de treinador em 1962, na CUF, actual Fabril do Barreiro.

Além da CUF, Manuel de Oliveira treinou ainda Leixões, Belenenses, Sanjoanense, Barreirense, Farense, Benfica de Nova Lisboa (actual Huambo, em Angola), Olhanense, Beira-Mar, Marítimo, Portimonense, União de Leiria, Vitória de Setúbal, Louletano, Fafe, Varzim, Nacional, Sintrense, Montijo, Desportivo de Beja, Lusitanos Saint Maur (França), Gondomar e Imortal, além da selecção da Guiné-Bissau.

Considerado o ‘mestre da táctica’, Manuel de Oliveira destacou-se com os terceiros lugares no campeonato de 1964/65, qualificando pela primeira vez a CUF para a Taça dos Clubes de Cidades com Feiras, antecessora da Taça UEFA, e de 1969/70, pelo Barreirense, mas também com a salvação de várias equipas da descida de divisão.

- PUB -

Presidiu ao Sindicato de Treinadores de Futebol e foi fundador da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, tendo sido igualmente comentador desportivo.

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -