29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro: Exposição “80 anos do Abastecimento Público de Água”

Barreiro: Exposição “80 anos do Abastecimento Público de Água”

No dia 22 de Abril foi inaugurada a Exposição ‘80 anos do abastecimento público de água’, no Espaço Memória. Esta mostra, patente até ao final de 2017, insere-se nas comemorações do 80º aniversário do abastecimento público de água no Barreiro, relembra a evolução deste serviço, faz uma homenagem a todos aqueles que o planearam e construíram até aos dias de hoje e é um olhar sobre o futuro do serviço público de abastecimento de água.

- PUB -

Dezenas de pessoas estiveram presentes na inauguração da mostra. Na iniciativa, Sofia Martins, Vereadora responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) lembrou que “desde sempre a água, em todos os seus estados, assumiu uma importância indiscutível, tendo em conta o seu valor único e essencial à vida. Assumiu-se desde sempre enquanto factor de desenvolvimento dos povos e dos países”, dando precisamente como exemplo o Barreiro e a sua estreita relação com os rios.

Salientando que importância da água para a melhoria da saúde pública e higiene, recordou as “profundas assimetrias que ainda se registam em alguns pontos no mundo”, realçando a importância de “adopção de políticas públicas que garantam o acesso à água”.

“Políticas que promovam a satisfação das necessidades de bem-estar do ciclo geracional da população, respeitando intransigentemente a água enquanto bem único e universal. Tem sido esta a nossa premissa. A premissa de todos os barreirenses, na defesa e construção de um serviço público com 80 anos de história”, disse.

- PUB -

Além de realçar a importância do elemento Água no Mundo – “a importância da sua defesa, conservação, respeito e utilização” – a Exposição pretende “igualmente retratar o nosso percurso”, segundo referiu a Autarca.

“Comemoramos os 80 anos de um projecto que tem futuro”

O Presidente da CMB, Carlos Humberto, agradeceu e reconheceu o trabalho desenvolvido ao longo destes 80 anos e salientou a importância da água como um bem essencial à vida. E, neste sentido, é necessário criar condições para que cada ser humano tenha acesso à água, considerou o autarca.

- PUB -

Em relação ao abastecimento público no Barreiro, Carlos Humberto recordou algumas ‘conquistas’ alcançadas na última década, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo destes anos 80 e, nomeadamente, com o Poder Local Democrático.

A redução substancial das perdas de águas, a criação do Plano Geral de Águas e Saneamento, os 98% de tratamento de águas residuais, foram alguns dos exemplos.

“A estratégia tem sido construída numa base técnica e cientifica”, referiu, garantindo que “é este o caminho que vamos continuar a prosseguir. Comemoramos os 80 anos de um projecto que tem futuro”.

Trabalhadores visitam a exposição a 21 de abril

Antes da inauguração ao público em geral, os trabalhadores dos serviços de Águas e Saneamento foram convidados a visitar, no dia 21 de Abril, a exposição. “Esta é uma homenagem aos trabalhadores da Autarquia que ao longo de 80 anos possibilitaram levar a água a casa dos barreirenses e, desta forma, melhorar a qualidade de vida no Concelho”, afirmou a Sofia Martins, Vereadora responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), salientando o “orgulho profundo” pelos trabalhadores.

O Presidente da CMB, Carlos Humberto, afirmou a defesa da gestão da água como um bem público e municipal e enalteceu a “qualidade excelente” da água do Barreiro, de acordo com as centenas de análises realizadas ao longo do ano.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -