18º Aniversário da Escola de jazz do Barreiro assinalado com homenagem aos impulsionadores

18º Aniversário da Escola de jazz do Barreiro assinalado com homenagem aos impulsionadores

18º Aniversário da Escola de jazz do Barreiro assinalado com homenagem aos impulsionadores

A Escola de Jazz do Barreiro (EJB) assinalou o seu 18º Aniversário. Na cerimónia, realizada no Auditório Municipal Augusto Cabrita, que assinalou a maioridade desta instituição emblemática marcou presença muito público e inúmeras personalidades que testemunharam a homenagem a vários nomes ligados à EJB e, no final, um espectáculo com actuações de um Combo de Professores, Coro, Combo “Festa do Jazz” e Classes de Conjunto de Iniciação.

A Escola de Jazz, na actualidade, com mais de uma centena de alunos, acompanhados por 18 professores, um Director Pedagógico, um Comissário da Escola e um Comissão de Gestão, é, conforme referiu a Vereadora da Cultura, “fruto de vontades e resiliência”.

Regina Janeiro recordou as várias dezenas de artistas formados na EJB, sublinhando a intensidade com que se vive a música no Concelho: A EJB “tem permitido dar a conhecer nomes de relevante mérito musical que transcende a fronteira da cidade e até do País, nomeadamente da Beatriz Nunes, do Jorge Moniz, do Francisco Andrade, mais recentemente da Ana Mendes que teve o seu reconhecimento através da atribuição de uma menção honrosa na Festa do Jazz no Teatro São Luiz em Lisboa, entre outros”.

- PUB -

A EJB surgiu, de acordo com o seu Comissário, para “suprir uma lacuna capaz de proporcionar novas perspectivas”. “Orgulho-me que muitos dos ex-alunos já estejam integrados no mercado de trabalho”, disse Cardoso Ferreira.

“Hoje são homenageados professores, alguns que também foram alunos da EJB”, referiu a Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, em representação da Comissão de Gestão da Escola – formada, também, pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e Cooperativa Operária Cultural Barreirense. “Com certeza que estamos a construir um projecto comum”, rematou Ana Porfírio.

A EJB “fez um caminho de grande importância, de grande valor”, salientou o Presidente da CMB, sublinhando, tal como Regina Janeiro já o havia feito, a importância do Movimento Associativo no Concelho e na promoção da cultura. “É preciso sublinhar permanentemente”, o papel da música/cultura, disse Carlos Humberto. “O desenvolvimento do Barreiro” é “marcado pela multiplicidade das actividades culturais”, concluiu.

- PUB -

O Director Pedagógico, Francisco Andrade, lembrou os vários professores que integram o corpo docente da EJB, entre os quais os que não puderam, por motivos vários, estar presentes, mas com igual mérito.

Foram homenageados todos os professores e trabalhadores da EJB, Director Pedagógico, e os “três impulsionadores” do projecto, Jorge Moniz, José António Batata e Luís de Carvalho (a título póstumo).

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -