Necessidade de tirar estacionamento e encontrar local para residentes estacionarem realçada por André Martins
Com um investimento global de cerca de meio milhão de euros, a obra de requalificação da Praça do Brasil é vista pela autarquia como um local de referência para quem chega à cidade de Setúbal. O presidente da câmara municipal setubalense, André Martins, esteve de visita ao local na passada sexta-feira à tarde, tendo afirmado que este espaço tinha a necessidade de “planeamento e de programação integrada”.
“A intervenção foi planeada e programada para que esta zona da cidade seja o centro de referência para quem chega a Setúbal. A Praça do Brasil tinha esta necessidade de planeamento e de programação integrada. Era necessário retirar de lá o estacionamento automóvel e encontrar um local para o estacionamento dos residentes”, elucidou o edil sadino.
O autarca, no momento da visita, destacou que, depois de no início da obra se ter criado uma solução para o estacionamento automóvel dos residentes, na Praceta Quinta do Tavares, a intervenção, que decorre agora na Praça do Brasil, passa a ser “uma zona exclusivamente pedonal, com áreas de estadia dotadas de mesas e bancos, novas zonas verdes e um parque infantil”.
André Martins fez questão de relembrar que “o espaço público requalificado” conta com “outra envolvente”, a nova rotunda da Praça do Brasil, a qual fica “devidamente identificada com uma peça escultórica” do artista Ricardo Romero. Neste espaço é visível um menino a brincar com um comboio, “que faz referência ao centro nevrálgico dos transportes públicos na cidade”, o Interface de Transportes de Setúbal, explicou o líder autárquico.
No entender de André Martins, os transportes públicos, rodoviários e ferroviários, são “uma peça importante” na cidade, clarificando que o interface existente junto da Praça do Brasil também foi planeado e programado para que Setúbal seja “uma cidade bem projectada para o futuro”. O autarca tem a esperança de que os setubalenses e todos os que visitam Setúbal possam reconhecer que esta é “uma cidade planeada e programada para o futuro”, salientou.
Nesta visita às obras na Praça do Brasil, o presidente da câmara sadina fez-se acompanhar pelos executivos municipal e da União das Freguesias de Setúbal, clarifica a autarquia em nota de Imprensa.