28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Unidade Móvel vai percorrer Almada para acompanhar toda a população

Unidade Móvel vai percorrer Almada para acompanhar toda a população

Unidade Móvel vai percorrer Almada para acompanhar toda a população

O objectivo é a promoção da saúde tendo como alvo os habitantes em geral, com maior enfoque nos grupos mais vulneráveis

 

O concelho de Almada vai dispor de uma Unidade Móvel de Saúde destinada a servir a população em geral, com especial enfoque nos grupos vulneráveis que habitam nos territórios de maior sensibilidade.

- PUB -

Trata-se de um equipamento integrado no projecto “Dar + Saúde à Saúde”, dedicado a intervenção comunitária, o qual se enquadra na estratégia municipal de saúde preconizada pela Organização Mundial de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde e promovida localmente pela Câmara Municipal de Almada, em colaboração com as instituições do concelho.

Esta unidade móvel é apresentada amanhã, a partir das 11h00, na Praça da Portela, na freguesia do Laranjeiro, e tem como padrinho o piloto almadense Miguel Oliveira, que compete no Mundial de Motociclismo, na categoria de MotoGP.

Durante a apresentação será assinado um protocolo de colaboração, entre a Câmara de Almada e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), através do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES AS).

- PUB -

Enquanto entidade parceira, o ACES AS ficará responsável por assegurar a disponibilidade dos respectivos profissionais de saúde, para implementar o projecto no terreno, bem como garantir o material de desgaste necessário às actividades do projecto.
Nesta parceria participam ainda a Direcção-Geral da Saúde e o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Dentro dos objectivos da Unidade Móvel de Saúde está a promoção e vigilância da saúde, promoção do autocuidado e corresponsabilização em saúde e aumentar a literacia nesta área.

Esta unidade visa ainda garantir a cobertura vacinal da população que eventualmente não se encontre integrada no Serviço Nacional de Saúde, com especial enfoque na população migrante, identificar e encaminhar situações de risco e promover rastreios, nomeadamente o rastreio do cancro de pele, junto à praia, imunidade do Covid-19 e todos os outros casos que os técnicos de saúde possam referenciar.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -