O investimento global ronda os 10 milhões de euros sendo uma parte comparticipada plo PRR
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, inaugurou formalmente novos equipamentos e uma zona designada por Área Laranja do Serviço de Urgência Geral. No total, correspondem a “cinco milhões de euros que é 50% do investimento que foi feito este ano na ULS [Unidade Local de Saúde] Almada Seixal, ou seja, de 10 milhões”, disse a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Almada Seixal.
Teresa Luciano falava durante a visita aos novos equipamentos e nova Área Laranja, tendo sido acompanhada por pessoal médico da direcção e pelos presidentes das câmaras de Almada e Seixal, Inês de Medeiro e Paulo Silva, respectivamente.
No caso da Sala Laranja, é um espaço “há muito esperado pelos nossos profissionais para poderem tratar melhor os nossos utentes”, comentou Teresa Luciano. “Iniciámos a 7 de Outubro, já passaram por aquela sala dois mil utentes, cerca de 30 por dia. Os doentes com pulseira laranja são aqueles que são realmente emergentes e têm sido triados em 10 minutos e tratados como devem ser “, frisou.
O investimento para a criação desta sala foi de 185 mil euros e, “tem-se revelado muito importante, também na identificação e tratamento precoce de situações verdadeiramente muito urgentes com o objectivo de reduzir a mortalidade e complicações graves”. Utentes estes que correspondem a cerca de 11% daqueles que entram na urgência geral. Além do investimento em obra, a Sala Laranja implicou custos na aquisição de vários equipamentos.
Durante a visita foi ainda dado a conhecer um Robot Cirúrgico, equipamento que chegou ao hospital a 10 de Outubro, e permite, entre vários factores, maior precisão no acto cirúrgico. Neste momento estão em formação mais de 25 médicos de diversas especialidades, sendo que cada um precisa de cerca de 40 horas de formação.
Quanto a investimento, foi de 1,9 milhões de euros via Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A visita continuou à sala e equipamento de Ressonância Magnética, que implicou um investimento 1,2 milhões de euros, e veio substituir um equipamento 1.5 Tesla com mais de 20 anos. Passou ainda pelo equipamento Angiógrafo, um investimento PRR superior aos 900 mil euros.
A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) integra o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, dando resposta a 368 mil habitantes.