Pescadores da Arte Xávega na Costa da Caparica ganham mais uma hora de pesca

Pescadores da Arte Xávega na Costa da Caparica ganham mais uma hora de pesca

Pescadores da Arte Xávega na Costa da Caparica ganham mais uma hora de pesca

Há cerca de dez anos que os pescadores reivindicavam ter um horário mais alargado, o que foi agora permitido pelo Ministério da Agricultura e Mar

Os pescadores da Costa de Caparica, de Arte Xávega, em Setembro vão dispor de mais uma hora para exercerem a sua actividade. Assim, a pesca que estava interdita das 10h30 às 18h30, termina a interdição às 17h30. Quanto ao acesso à praia, saída e trânsito dos tractores que estava interdito entre as 11h00 e as 18h00, passa a estar interdito entre as 11h00 e as 17h00, indica fonte oficial do Ministério da Agricultura e Mar.

- PUB -

Refere a mesma fonte que “na entrada e saída da Subárea IA, enquanto não existir o acesso através de rampa, será permitida a prática da via paralela ao molhe de contenção utilizada pelos veículos de emergência e viaturas camarárias”.

As alterações em causa consideram ainda que “na entrada e saída na Área III, quando disponível e devidamente estabelecido pela Câmara Municipal de Almada, será permitido o trânsito de tractores através de um corredor paralelo à duna, entre a Nova Praia e a Praia do Castelo”.

Lembra o Ministério da Agricultura e Mar, através de nota de Imprensa, que os pescadores da Costa da Caparica “há quase dez anos que reclamavam a alteração ao edital n.º 09/2016, que definia as regras, em matéria de locais e períodos autorizados, para a Pesca com Arte de Xávega, na Costa de Caparica.

- PUB -

Em resposta a essa reclamação, em articulação com a área governativa da defesa nacional, “foi possível proceder a um conjunto de alterações que vão melhorar as condições de trabalho dos pescadores, através da publicação do edital n.º 33/2025, no site da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente, na secção da Capitania do Porto de Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não