Há cerca de dez anos que os pescadores reivindicavam ter um horário mais alargado, o que foi agora permitido pelo Ministério da Agricultura e Mar
Os pescadores da Costa de Caparica, de Arte Xávega, em Setembro vão dispor de mais uma hora para exercerem a sua actividade. Assim, a pesca que estava interdita das 10h30 às 18h30, termina a interdição às 17h30. Quanto ao acesso à praia, saída e trânsito dos tractores que estava interdito entre as 11h00 e as 18h00, passa a estar interdito entre as 11h00 e as 17h00, indica fonte oficial do Ministério da Agricultura e Mar.
Refere a mesma fonte que “na entrada e saída da Subárea IA, enquanto não existir o acesso através de rampa, será permitida a prática da via paralela ao molhe de contenção utilizada pelos veículos de emergência e viaturas camarárias”.
As alterações em causa consideram ainda que “na entrada e saída na Área III, quando disponível e devidamente estabelecido pela Câmara Municipal de Almada, será permitido o trânsito de tractores através de um corredor paralelo à duna, entre a Nova Praia e a Praia do Castelo”.
Lembra o Ministério da Agricultura e Mar, através de nota de Imprensa, que os pescadores da Costa da Caparica “há quase dez anos que reclamavam a alteração ao edital n.º 09/2016, que definia as regras, em matéria de locais e períodos autorizados, para a Pesca com Arte de Xávega, na Costa de Caparica.
Em resposta a essa reclamação, em articulação com a área governativa da defesa nacional, “foi possível proceder a um conjunto de alterações que vão melhorar as condições de trabalho dos pescadores, através da publicação do edital n.º 33/2025, no site da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente, na secção da Capitania do Porto de Lisboa.