19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Paulo de Carvalho e Nenny no centro de Almada para comemorar Revolução dos Cravos

Paulo de Carvalho e Nenny no centro de Almada para comemorar Revolução dos Cravos

Paulo de Carvalho e Nenny no centro de Almada para comemorar Revolução dos Cravos

De 14 Abril a 6 de Maio, Almada vive as comemorações do 25 de Abril com um programa intenso para escolas e famílias  

As comemorações do 25 de Abril em Almada começam esta sexta-feira, têm momento grande na noite do dia 24 no centro da cidade, com Paulo de Carvalho, e o Dia da Liberdade é recebido, nesta mesma praça, com um espectáculo de fogo-de-artifício, a partir das 00h30, seguido de mais um concerto com Nenny.

- PUB -

O programa estende-se até 6 de Maio, com música clássica, cinema, teatro, oficinas e actividades para escolas e famílias.

Às 22 horas de 24 de Abril, no palco montado no centro da cidade de Almada, vai ouvir-se a voz do intérprete da canção que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, ‘anunciou’ a Revolução dos Cravos: “E Depois do Adeus”. Paulo de Carvalho convida para este concerto os cantores Carolina Deslandes, Tatanka, Anabela e Irma.

No intervalo dos espectáculos vai cantar-se a marcante “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, depois é ver o tradicional fogo-de-artifício, e ouvir mais música com a rapper portuguesa Nenny, reconhecida como uma das jovens promissoras da Europa, na lista da Forbes “30 Under 30 Europe”.

- PUB -

Ainda no dia 25 de Abril, às 21h00, no Auditório Fernando Lopes-Graça, acontece o Concerto Comemorativo do 25 de Abril por João Paulo Santos, ao piano, e Bruno Monteiro, violino. Um programa composto por obras clássicas, em que na primeira parte do recital vai ouvir-se a Sonata n.º9 Kreutzer de Beethoven. Na segunda parte vão ser tocadas obras virtuosas que vão desde Smetana, passando por Hubay, Chopin e Saint-Saens.

Entre as várias iniciativas no âmbito das comemorações, destaques para “Abril no solar memória e liberdade”, às 15h00, no Solar dos Zagallos, com “À conversa sobre as grandes causas da Liberdade”, que conta com a participação da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, Leonor Caldeira, advogada e activista social, Guadalupe Amaro, médica veterinária e activista social e Inês Bernardo, estudante universitária e representante da Assembleia Municipal Jovem de Almada 2022.

O programa integra ainda a exposição “25 de Abril vivências no feminino”, na Oficina de Cultura, a decorrer entre os dias 19 e 6 de Maio. Sobre o mesmo tema, e também a 19 de Abril, a Escola Secundária Cacilhas Tejo vai ser palco de um debate.

- PUB -

Com vários espectáculos a decorrerem em espaços de cultural da cidade, alguns deles com a participação de alunos das escolas do concelho, a 26 de Abril o Salão das Carochas vai passar cinema com Curtas do 25 de Abril e Conversas sobre a Revolução dos Cravos.

Na tela vão passar “A Noite Saiu à Rua” de Abi Feijó (1988, 4 minutos), “Amanhã” de Solveig Nordlung (2004, 15 minutos), “25 de Abril – Uma Aventura para a Demokracya” de Edgar Pêra (2014, 16 minutos), “Antes de Amanhã” de Gonçalo Galvão Teles (2007, 16 minutos), “Evasão – Invasão” de Fernando Galrito e “Filho Homem” de Bernardo de Assis.

Do programa, disponível no site da Câmara de Almada, consta ainda, a 29 de Abril, às 10h00, o Passeio de Bicicleta pela Liberdade, nas ruas da cidade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -