De 14 Abril a 6 de Maio, Almada vive as comemorações do 25 de Abril com um programa intenso para escolas e famílias
As comemorações do 25 de Abril em Almada começam esta sexta-feira, têm momento grande na noite do dia 24 no centro da cidade, com Paulo de Carvalho, e o Dia da Liberdade é recebido, nesta mesma praça, com um espectáculo de fogo-de-artifício, a partir das 00h30, seguido de mais um concerto com Nenny.
O programa estende-se até 6 de Maio, com música clássica, cinema, teatro, oficinas e actividades para escolas e famílias.
Às 22 horas de 24 de Abril, no palco montado no centro da cidade de Almada, vai ouvir-se a voz do intérprete da canção que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, ‘anunciou’ a Revolução dos Cravos: “E Depois do Adeus”. Paulo de Carvalho convida para este concerto os cantores Carolina Deslandes, Tatanka, Anabela e Irma.
No intervalo dos espectáculos vai cantar-se a marcante “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, depois é ver o tradicional fogo-de-artifício, e ouvir mais música com a rapper portuguesa Nenny, reconhecida como uma das jovens promissoras da Europa, na lista da Forbes “30 Under 30 Europe”.
Ainda no dia 25 de Abril, às 21h00, no Auditório Fernando Lopes-Graça, acontece o Concerto Comemorativo do 25 de Abril por João Paulo Santos, ao piano, e Bruno Monteiro, violino. Um programa composto por obras clássicas, em que na primeira parte do recital vai ouvir-se a Sonata n.º9 Kreutzer de Beethoven. Na segunda parte vão ser tocadas obras virtuosas que vão desde Smetana, passando por Hubay, Chopin e Saint-Saens.
Entre as várias iniciativas no âmbito das comemorações, destaques para “Abril no solar memória e liberdade”, às 15h00, no Solar dos Zagallos, com “À conversa sobre as grandes causas da Liberdade”, que conta com a participação da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, Leonor Caldeira, advogada e activista social, Guadalupe Amaro, médica veterinária e activista social e Inês Bernardo, estudante universitária e representante da Assembleia Municipal Jovem de Almada 2022.
O programa integra ainda a exposição “25 de Abril vivências no feminino”, na Oficina de Cultura, a decorrer entre os dias 19 e 6 de Maio. Sobre o mesmo tema, e também a 19 de Abril, a Escola Secundária Cacilhas Tejo vai ser palco de um debate.
Com vários espectáculos a decorrerem em espaços de cultural da cidade, alguns deles com a participação de alunos das escolas do concelho, a 26 de Abril o Salão das Carochas vai passar cinema com Curtas do 25 de Abril e Conversas sobre a Revolução dos Cravos.
Na tela vão passar “A Noite Saiu à Rua” de Abi Feijó (1988, 4 minutos), “Amanhã” de Solveig Nordlung (2004, 15 minutos), “25 de Abril – Uma Aventura para a Demokracya” de Edgar Pêra (2014, 16 minutos), “Antes de Amanhã” de Gonçalo Galvão Teles (2007, 16 minutos), “Evasão – Invasão” de Fernando Galrito e “Filho Homem” de Bernardo de Assis.
Do programa, disponível no site da Câmara de Almada, consta ainda, a 29 de Abril, às 10h00, o Passeio de Bicicleta pela Liberdade, nas ruas da cidade.