Obras de asfaltamento da Rua Cidade de Ostrava em Almada deverão avançar em Agosto

Obras de asfaltamento da Rua Cidade de Ostrava em Almada deverão avançar em Agosto

Obras de asfaltamento da Rua Cidade de Ostrava em Almada deverão avançar em Agosto

A CDU requer que a Câmara reforce a segurança numa das vias mais movimentadas da cidade, e a Assembleia de Freguesia aprovou

Para evitar o excesso de velocidade na Rua Cidade de Ostrava, na localidade do Pragal, os eleitos da CDU na Assembleia da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas apresentaram, e viram aprovada, uma moção para que a Câmara de Almada tome medidas de contenção para travar alguns automobilistas.

- PUB -

Uma intervenção que a presidente da União de Freguesias adiantou já estar prevista por parte da Câmara Municipal, com previsão de arrancar em Agosto.

A obra deverá ir ao encontro da deliberação que solicita à Câmara Municipal que “providencie a instalação de adequados redutores passivos de velocidade na faixa de descida de inclinação acentuada da Rua Cidade de Ostrava, entre a rotunda da estátua de Fernão Mendes Pinto até à rotunda junto à creche da Ramalha”, refere nota de Imprensa da CDU.

O mesmo documento indica que as várias forças políticas representadas na Assembleia aprovaram o pedido de “asfaltamento” da mesma artéria, assim como a “instalação de piso antiderrapante junto às passadeiras, de forma a minimizar o risco para os seus utilizadores aumentando a sua segurança na via pública”.

- PUB -

A moção da CDU apresentada na reunião da Assembleia de Freguesia de 29 de Junho, vem na sequência de visitas dos eleitos à freguesia para levantamento de problemas locais, tendo verificado as altas velocidades que se praticam na Rua Cidade de Ostrava.

Trata-se de uma artéria muito utilizada por automobilistas nas deslocações para Lisboa, Costa da Caparica e Setúbal. Ao mesmo tempo, é muito frequentada por peões por dar acesso a três estabelecimentos de ensino: Escola Primária nº.1 do Pragal, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e a Creche e Jardim de Infância da Ramalha; “com a agravante de se caracterizar em algumas zonas por ter passeios muito estreitos”, referem os eleitos comunistas.

“Tivemos conhecimento da ocorrência de acidentes entre veículos e até de atropelamento de peões com consequências fatais e outros casos que não resultando em acidentes ou atropelamento, mas que pelo seu perigo, provocaram grande sobressalto nos envolvidos”, sublinha a moção.

- PUB -

Para a CDU é assim “necessário e urgente que se tomem medidas para reduzir a velocidade dos veículos motorizados [naquela artéria] de modo a permitir o uso partilhado daquela via em segurança”, reforça a moção.

Entretanto, a presidente da União de Freguesias, Maria d’ Assis, referiu que o executivo, nas reuniões com os serviços camarários, nomeadamente com o departamento do Urbanismo, colocou como “prioridade” o asfaltamento de várias ruas, sendo a primeira das quais a Rua Cidade de Ostrava. Contudo, a Câmara entendeu dar prioridade a outras artérias uma vez que esta via vai ser alvo de “mais beneficiações”, estando assim previsto que a intervenção arranque a “22 de Agosto” e dure “até 2 de Setembro”, avançou a autarca.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -