A mensagem central é “O metro tem prioridade. A tua vida também”
A pensar na segurança dos peões e com o objetivo de prevenir acidentes e reforçar comportamentos responsáveis nas zonas de circulação do Metro Sul do Tejo, a empresa Metro Transportes do Sul (MTS), concessionária deste metro ligeiro, lançou uma campanha de sensibilização dirigida ao público.
A mensagem central é “O metro tem prioridade. A tua vida também”. Assim sendo, atravessar nos locais corretos e de uma forma segura “salva vidas e protege todos os que partilham o espaço urbano”.
Considerando que o metro de superfície circula diariamente em espaço urbano partilhado com peões e automóveis, é exigida “atenção redobrada e o cumprimento rigoroso das regras de trânsito por parte de todos”, sublinha a empresa.
A isto acrescenta que em contexto urbano, a proximidade do metro à vida quotidiana “pode gerar perceções incorretas sobre os locais adequados para atravessar a via. “Muitos peões desconhecem que, mesmo em zonas partilhadas, o metro tem sempre prioridade e necessita de uma distância considerável para conseguir parar em segurança. Atravessar fora dos locais sinalizados ou sem a devida atenção aumenta significativamente o risco de acidentes graves”.
Lembrando a recente ocorrência de atropelamentos na área de influência da rede do Metro Sul do Tejo, a concessionária reforça a importância de “alertar a população para a adoção de comportamentos seguros e responsáveis”.
Esta campanha pretende contribuir para uma maior consciência coletiva sobre a segurança rodoviária, promovendo a travessia atenta e segura e o respeito pela sinalização existente.
Com esta iniciativa, a MTS “reafirma o seu compromisso com a segurança, a prevenção e a qualidade do serviço, promovendo uma mobilidade urbana mais consciente, responsável e segura para toda a comunidade”.