Ministra da Saúde vai participar na celebração dos 10 anos da Hospitalização Domiciliária do Garcia de Orta

Ministra da Saúde vai participar na celebração dos 10 anos da Hospitalização Domiciliária do Garcia de Orta

Ministra da Saúde vai participar na celebração dos 10 anos da Hospitalização Domiciliária do Garcia de Orta

Ana Paula Martins vai intervir na sessão de abertura do evento comemorativo, a ter lugar no Convento dos Capuchos, em Almada

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai participar na sessão de abertura do evento comemorativo dos 10 anos de existência da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS). A iniciativa, que visa assinalar o aniversário desta que foi a primeira unidade do género no País, vai ter lugar amanhã, a partir das 14 horas, no Convento dos Capuchos, em Almada.

- PUB -

Na sessão de abertura do evento, além da governante, vão participar também Francisca Delerue, diretora do Serviço de Medicina Interna da ULSAS, Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, estando por confirmar a presença de Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS. Certa será a exibição em vídeo de uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Seguem-se duas mesas redondas. Na primeira, prevista para as 15h30, vão intervir Daniel Ferro, administrador hospitalar da ULS de São José, Fernando Palhim, coordenador de enfermagem da UHD da ULSAS, e Vitória Cunha, coordenadora médica da UHD da ULSAS. A moderação é da jornalista Filipa Burnay.

A segunda mesa redonda, prevista iniciar-se pelas 17 horas, vai contar com participação de Luísa Eça Guimarães, coordenadora médica da UHD da ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Rafael Jiménez Pérez, coordenador de inovação e transformação digital da Sociedade Espanhola de Hospitalização Domiciliária, Ricardo Mestre, professor auxiliar convidado da ENSP NOVA, e Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. A moderação é de Pedro Correia Azevedo, da ULSAS.

- PUB -

Na sessão de encerramento vão intervir Vitória Cunha, da ULSAS, António Rocha, enfermeiro gestor da UHD da ULSAS, Susana Graúdo, enfermeira diretora da ULSAS, e Ana Luísa Broa, diretora clínica para os Cuidados Hospitalares da ULSAS.

Criada em 16 de novembro de 2015 no Garcia de Orta, a UHD da ULSAS contabiliza, ao fim de 10 anos de serviço, o tratamento de 4 800 doentes e a realização de 60 mil visitas.

Em comunicado, a ULSAS lembra que “o modelo de prestação de cuidados ao indivíduo com doença aguda no domicílio foca-se nas necessidades dos doentes e das famílias/cuidadores de forma individualizada, próxima e humanizada, preservando a qualidade, segurança e o rigor clínico”.

- PUB -

A equipa da UHD da ULSAS é hoje “constituída por cinco médicos e 13 enfermeiros em regime fixo, e quatro médicos a colaborar na prevenção, mas também assistente social, nutricionista, farmacêutica, assistente operacional, assistente técnica e administrador hospitalar”.

E a aposta nesta valência é para manter. “A UHD foi, desde o primeiro momento, uma aposta forte do Hospital Garcia de Orta e assim continuará a ser, num futuro que se espera inovador e sustentável”, garante Pedro Correia Azevedo, citado no documento.
A UHD da ULSAS é dotada de meios humanos, logísticos e tecnológicos que permitem o acompanhamento de 24 doentes em simultâneo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não