Um fica no Parque Urbano Filipa d’Água e o outro é o antigo campo de jogos da Praceta Aristides Mendes
Dois espaços desportivos no Monte Caparica foram requalificados e razão de festa da comunidade local, na manhã de domingo, com a inauguração do resultado final desta intervenção. O polidesportivo inserido no Parque Urbano Filipa d’Água tem agora um novo equipamento de apoio com balneário e sanitário. Por sua vez o antigo campo de jogos da Praceta Aristides Mendes transformou-se num polidesportivo com balizas e tabelas de basquetebol.
No caso do campo de jogos da Praceta Aristides Mendes a proposta de requalificação partiu do jovem David Reis dentro do projecto COM.UNIDADE, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Almada e do Centro Social e Paroquial do Cristo Rei, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência Comunidades em Acção, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Almada, da União de Freguesias de Caparica e Trafaria e do Colectivo Warehouse.
Quanto à requalificação do polidesportivo do Parque Urbano Filipa D’Água era há muito uma reivindicação de Jaime Almeida, “o senhor do Atletismo no Monte de Caparica”, como a ele se dirigiu a presidente da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, Sandra Chaíça. E foi com visível emoção que o treinador de Atletismo da Monte Kapa Escola de Desporto participou na inauguração do espaço que vai proporcionar a prática e ensino de várias modalidades às camadas mais jovens.
Segundo a Câmara de Almada, foram investidos 17 mil euros nas intervenções com início deste ano ao abrigo do contrato de delegação de competências da Câmara Municipal para a União de Freguesias de Caparica e Trafaria. Um contrato assinado em Setembro de 2024.
“Esta é mais uma requalificação que estamos a fazer e que resulta de um plano de requalificação dos polidesportivos de proximidade”, disse na altura o vereador do Desporto, Filipe Pacheco.
Já Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, focou que “a única razão do esforço [da autarquia] e do empenho é o bem-estar da comunidade”, afirmando ainda que, mais do que criar novos espaços “é importante cuidar, reabilitar e voltar a dar vida àquilo que temos. Estou certa de que são as pessoas aqui presentes, os moradores do bairro que vão cuidar, porque amam este espaço, a sua freguesia e Almada”.
Para Maria Teodolinda Silveira, vice-presidente da Câmara de Almada e responsável pelo pelouro da Intervenção Social, “estes espaços vão permitir aos jovens a prática do exercício físico, tão necessária para diminuir a vida sedentária e promover a saúde”.
Entretanto, já se encontra a decorrer a 2.ª edição do COM.UNIDADE, decorrendo a apresentação de ideias até 4 de Abril.