Uma espécie de antologia pessoal da artista que é mostrada ao público em filme, música e palavras
A cantora e compositora Mafalda Veiga vai estar no palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, no sábado, 17 de Setembro, às 21h00, com as músicas do seu mais recente álbum. Trata-se de Solo, uma espécie de antologia pessoal da artista que é mostrada ao público em filme, música e palavras.
Neste concerto, estreado em 2021, a cantautora apresenta algumas das suas canções mais conhecidas e outras que ainda não tinham sido tocadas ao vivo. São canções despidas até “ao osso” da voz e da guitarra, para ganharem uma nova vida, sempre em diálogo com as imagens originais, filmadas e editadas pelo realizador Tomás Baltazar.
O filme, feito propositadamente para este espectáculo, inclui, por exemplo, algumas montagens com imagens filmadas em Super 8 pelo pai de Mafalda.
Além dos temas de Mafalda Veiga, o concerto integra versões em português, desde os Beatles reinterpretados por Rita Lee ao David Bowie recriado por Seu Jorge. Inclui também versões inéditas, escritas a convite da cantora, de grandes clássicos da pop adaptados pela poeta Filipa Leal, pelo músico Rui Reininho e por Ricardo Marques, poeta e tradutor em Portugal de Patti Smith.
Mafalda Veiga tornou-se conhecida em 1987 com o álbum Pássaros do Sul, que incluía os temas Planície e Restolho. Tinha apenas 21 anos. Desde então, lançou dez álbuns, o último dos quais, Praia, em 2016, prevendo-se novas canções em 2022. Com mais de 30 anos de carreira, Mafalda Veiga é uma compositora, escritora e intérprete com uma voz inconfundível, que mantém uma relação íntima com o seu público.