“Seca o pranto, minha A(l)mada, / Que o futuro vai sorrir / Muita alcachofra queimada, / Às vezes, volta a florir…”. A quadra popular de Joana Patrícia Nascimento Veloso, do Porto, foi a vencedora da edição deste ano do Concurso de Quadras Populares de Almada.
Participaram no concurso cerca de 500 quadras, escritas por mais de 160 autores oriundos de vários pontos do País, que tiveram como palavras obrigatórias a incluir na rima, “Almada” e “Futuro”. O 2.º lugar no concurso foi para José Pedro Rodrigues de Carvalho, de Almada, e o 3.º lugar para Maria Teresa Ribeiro Batista Amado Aguilar, de Aljezur. Além dos prémios atribuídos (1.º lugar – 450 euros; 2.º lugar – 350 euros; 3.º lugar – 250 euros), os vencedores e todos os concorrentes distinguidos com as menções honrosas receberam também um troféu alusivo ao São João.
Os prémios foram entregues dia 17 de julho, no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade. O Concurso de Quadras Populares é promovido pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada, com o objectivo de distinguir, pela sua qualidade, as melhores quadras alusivas aos festejos de São João.