Edifício passou por um processo de reabilitação e reconversão funcional com recurso a comparticipação no âmbito do PORL
A Trafaria, no concelho de Almada, vai ter a partir de sábado um novo espaço cultural para acolher a criação artística e promover a instalação de indústrias criativas que gerem novas dinâmicas socioeconómicas nesta zona do concelho.
A Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria vai ser inaugurado no sábado e, segundo a Câmara Municipal de Almada, “será um novo ponto de encontro para artistas que pretendam desenvolver projectos culturais e que promovam o intercâmbio de experiências e o diálogo entre as comunidades locais, nacionais e internacionais”.
Pretende-se também fixar agentes sociais e microempresas, refere a nota divulgada.
O edifício passou por um processo de reabilitação e reconversão funcional com recurso a comparticipação no âmbito do PORL – Programa Operacional Regional de Lisboa.
O município cedeu o espaço e vai colaborar com a Cardume Insólito – Associação Cultural e Social na sua gestão.
Este apoio, adianta a autarquia, “serve de contributo activo para o enriquecimento cultural e artístico da Trafaria, através de oficinas, escolas informais, espectáculos, filmes e programas nas áreas de pensamento artístico”.
A Cardume Insólito é uma associação sediada no concelho de Almada e que tem como objectivos, entre outros, colaborar com as estruturas e o poder local, de forma a realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artístico e cultural da comunidade da vila da Trafaria.
Tem como associados técnicos e artistas ligados ao cinema, ao teatro, à multimédia e à fotografia, que desenvolverão os seus projectos na Casa do Cais.
O espaço vai ser disponibilizado prioritariamente aos associados, deixando à disposição salas, em regime rotativo, que podem, de forma temporária, ser ocupadas por outros criadores, técnicos ou entidades para, em conjunto com a associação, desenvolverem na Trafaria projectos de relevo cultural.